Lima, Geórgia Pereira2020-06-162024-09-262020-06-152020-06-162018-03-14ALMEIDA, Alfredo Wagner B. de. “Políticas de conflitos: movimento de trabalhadores rurais e conflitos agrários na Amazônia (1986 -1990)”. In: Pará Agrário. n. 6-7, Belém: DESP, 1989. ______. “Exportações das Tensões Sociais na Amazônia; Brasivianos, brasuelanos e brajolas – Identidades construídas no conflito”. In: Travessia – Revista do Migrante CEM. São Paulo, ano VIII, nº 21, janeiro-abril de 1995. pp. 28-36. BAUMAN, Zygmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 2005. ______. Vida Líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. Ed., 2007. ______. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. BHABHA, Homi K. O local da Cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2003. BLOCH, Marc. Apologia da História ou o oficio de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. CASTORIADIS. Corneliuns. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982. ESTEVES GOMES, Benedita Maria. “A hierarquização dos espaços agrários na Amazônia Sul-Ocidental: os assentados em áreas de preservação e os não assentados”. In: Revista NERA. Ano 8, n. 7, julho/dezembro de 2005. FERNANDES NETO, Pedro. Caracterização Geográfica da Faixa de Fronteira Continental Norte do Brasil. Monografia (bacharelado em Geografia). Rio de Janeiro: DOSSIÊ: DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA NA REGIÃO NORTE 57 ANO 3 | N. 3 | 2018-1 (JAN-JUN) ISSN 1981-0326 | PP. 40-58 UFRJ, 2003. HALL, Stuart. A Identidade cultura na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006. ______. Da diáspora: identidade e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. HUNT, Lynn. A nova História. 2° ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. LIMA, Geórgia P. Brasivianos: uma experiência social na fronteira do Abunã (1970/ 1980). Dissertação (Mestrado em História). Recife: UFPE, 2000. ______. Brasivianos: Culturas, Fronteiras e Identidades. (Tese) Doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2014. LOBO, Eulália Maria. Fronteiras étnicas na América Latina: Fronteiras móveis. Simpósio Nacional da Associação Nacional de História (Florianópolis) História: Fronteiras/ Associação Nacional de História São Paulo: Humanitas?FFLCH/USP: ANPUH, 19999. Vol. II. p. 669. MAIA, Sávio José da Costa; Seringueiros brasileiros e suas travessias para a Bolívia: a formação de novos modos de produção num espaço de litígio (1970/1995). Dissertação (Mestardo). Recife: UFPE, 2002. PESAVENTO, Sandra Jatahy. “Em busca de uma outra História: imaginando o imaginado”. In: Revista Brasileira de História. São Paulo: Contexto. vol. 15, n. 29, 1985. MARTINS, José de Souza. “A vida Privada nas áreas de expansão da sociedade brasileira”. In: História da vida privada no Brasil: contrastes da intimidade contempo-rânea. Vol. 4. Coordenação geral da coleção: Fernando A. Novais; organizadora do volu-me Lilia Moritz Schwarcz. São Paulo: Cia das Letras, 1998. pp. 659-726. SPRANDEL, Márcia A. “Brasiguaios: os camponeses e as regras do jogo político nas fronteiras do cone Sul”. Travessia – Revista do Migrante. São Paulo: CEM, ano IV, n. 11, 1991. pp. 9-13. WALTER, Ronald. Fronteira e espaços fronteiriços interamericanos. Recife: Universi-dade de Pernambuco, s/d.1981-0326https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5921This paper focuses on presenting men’s and women’s social experiences in in-between places of the borderlands between Brazil and Bolivia, in the symbolic field of the sacred in Plácido de Castro (Acre/Brazil) and Santa Rosa del Abuná (Pando/Bolivia). These bor-derland spaces produced complex elements of culture (Bhabha, 2005) and of religiosities that enable analysis of the recreations of the social, cultural, religious and plural universes of that binational borderland. The processions of the “Bom Jesus do Abunã” (Acre) andof the “Virgem de Santa Rosa” (Pando), held by the catholic faith, indicate that the church presents itself as one of the cultural and religious references that transposes borders, ex-trapolating the geopolitical limits of Latin-Amazonic countries. However, this catholic universe also makes it possible to see the interactions and the influence of national bor-ders. Thus, we indicate that the continuity and discontinuity of borders and religions ex-poses, under the symbol of the sacred, which is manifest through the faith on part of the devotees and of the processions offered to saints from those places, the in-between place of catholic religion as a symbolic border (Bauman, 2001). Keywords: Brasivianos; Symbolic border; Virgem de Santa Rosa; Religiosity.Acesso AbertoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/BrasivianosFronteira SimbólicaReligiosidadeReligião Católica: fronteiras e símbolos do sagrado de entre-lugares AmazônicosCatholic Religion: borders and symbols of the sacred in amazonic in-between placesArtigo de PeriódicoReligião