Carvalho, Cintia Luana deZanitti, Mateus Henrique RufiniFelicidade, Beatriz do LivramentoGomes, Alessandro Damásio TraniDias, Edson WanderCoelho, Fernando Otávio2020-07-202024-09-102020-07-152020-07-202016-04-28ARAUJO, J. B.; CHADWICK, O. C. Aprender e ensinar. 5 ed. São Paulo: Global, 2002. ARRIGONE, G. M.; MUTTI, C. N. Uso das experiências de cátedra no ensino de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.28, n.1, 2011. BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Fundamental). Brasília: MEC, 1997. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio). Brasília: MEC, 2000. BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília: 1996. CAMILETTI, G. Modelagem Computacional Semiquantitativa no Estudo de Tópicos de Ciências: Um Estudo Exploratório com Estudantes Universitários. Vitória, ES, Curso de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Espírito Santo. Dissertação de Mestrado. 2001. FRÓES, A. L. D. Astronomia, astrofísica e cosmologia para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.36, n.3, p. 3504, 2014. GONZAGA, E. P; VOELZKE, M. R. Análise das concepções astronômicas apresentadas por professores de algumas escolas estaduais. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.33, n.2, p. 2311-1 a 2311-12, 2011. GONZATTI, S. E. M.; MAMAN, A. S.; BORRAGINI, E. F.; KERBER, J. C.; HAETINGER, W. Ensino de Astronomia: cenários da prática docente no ensino fundamental. Revista Latino-Americana de Educação em Astronomia - RELEA, n.16, p.27-43, 2013. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 228 Rev. ARETÉ | Manaus | v.9 | n.18 | p.214-228 | jan-jul | 2016 LANGHI, R. Educação em Astronomia: da revisão bibliográfica sobre concepções alternativas à necessidade de uma ação nacional. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.28, n.2, p. 373-399, 2011. LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino da Astronomia no Brasil: educação formal, informal, não formal e divulgação cientıfica. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.31, n.4, p. 4402, 2009. LANGHI, R.; NARDI, R. Ensino em Astronomia: erros conceituais mais comuns presentes em livros didáticos de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.24, n.1, p. 86-111, abr. 2007. LELLIOTT, A.; ROLLNICK, M. Big Ideas: A review of astronomy education research 1974–2008. International Journal of Science Education, 32 (13), p.1771-1799, 2010. LUNETTA, V. N.; HOFSTEIN, A. Simulations in Science Education. Science Education, v.65 , n.3, p.243-252, 1981. PRESTES, P. M. A.; OLIVEIRA, A. B.; BARROS, V. P. ; MOREAU, A. L. D. O conteúdo de Astronomia nos livros didáticos: uma análise a partir dos PCN's. Atas do II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia. São Paulo, SP, 2012. RICARDO, E. C.; ZYLBERSZTAJN, A. Os Parâmetros Curriculares Nacionais para as Ciências do Ensino Médio: uma análise a partir da visão de seus elaboradores. Investigações em Ensino de Ciências, v.13, n.3, p. 257-274, 2008. RUIZ, V. M.; OLIVEIRA, M. J. V. A dimensão afetiva da ação pedagógica. Educ@ação – Revista Pegagógica. Unipinhal. Esp. Sto. Do Pinhal. São Paulo, v.1, n.3, jan/dez. 2005. SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em ensino de ciências, v.16, n.1, p. 59-77, 2011. SCARINCI, A. L.; PACCA, J. L. A. Um curso de Astronomia e as preconcepções dos alunos. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.28, n.1, p. 89-99, 2006. SENICIATO, T.; CAVASSAN, O. Afetividade, motivação e construção de conhecimento científico nas aulas desenvolvidas em ambientes naturais. Ciências & Cognição, v.13 (3): 120-136. 2008. SOLER, D.R.; LEITE, C. Importância e Justificativas para o Ensino de Astronomia: um olhar para as pesquisas da área. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: USP, 2012. VASCONCELOS, F. E. O.; SARAIVA, M. F. O.O estudo da Astronomia e a motivação para o Ensino de Física na educação básica. In: Simpósio Nacional de Educação em Astronomia, 2, 2012, São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo: USP, 2012. VEIT, E. A.; TEODORO, V. D. Modelagem no Ensino/Aprendizagem de Física e os Novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.24, n.2, p. 87, 2002. VILLANI, A.; CABRAL, T. C. B. Mudança conceitual, subjetividade e psicanálise. Investigações em Ensino de Ciências, v.2, n.1, p. 43-61, Porto Alegre, 1997.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5017The currently problems in Astronomy teaching in Brazilian Basic Education contrast with the space, and the popularity that astronomical themes have in various media in the country. In this work, we present the results of a study about the interest, and previous contact of high school students from a public school in the city of "São João del-Rei"/MG with topics related to Astronomy. The study and the pedagogical intervention were carried out by students of the PIBID/CAPES/UFSJ. The intervention was performed through an oral exposition with the students‟ participation, followed by the use of the Stellarium program. The results suggest the majority of students surveyed are interested in Astronomy, and have had some contact with the area. However, some inconsistencies in their responses were identified and examined. The implications for research and for Astronomy Education are discussed. We also make some considerations about relationship between the lack of specific knowledge and the misinformation as one possible reason for the little interest of students in various areas of Science. Keywords: Astronomy. PIBID. High School. Interest. Simulation.Acesso AbertoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/AstronomiaPIBIDEnsino MédioInteresseSimulaçãoUm estudo sobre o interesse e o contato de alunos do ensino médio com astronomiaA study about the interest and previous contact of high school students with AstronomyArtigo de PeriódicoCiências