Souza, Felipe da Silva2018-02-192024-09-082018-02-192018-01-09SOUZA, Felipe da Silva. Prática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamental. Manaus: UEA, 2017. 85 f.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/4287Durante a fase escolar o ensino de matemática é um ponto forte no qual os alunos são muito cobrados. A matemática exerce papel fundamental na formação de estruturação do pensamento, utilizando do raciocínio com apoio em outras áreas. Uma dessas áreas é o meio ambiente, em particular, a sustentabilidade, que é abordada neste trabalho mostrando a relação com a matemática. A matemática sendo uma disciplina que se desenvolve e se constrói com o apoio de outras, necessita de uma abordagem que se diferencie do tradicional, este trabalho mostra a utilização de material concreto e recurso tecnológico para despertar o interesse dos alunos de uma turma de 6º ano do ensino fundamental.During the school year the teaching of mathematics is a strong point in which students are heavily charged. Mathematics plays a fundamental role in the formation of thought structuring, using reasoning with support in other areas. One of these areas is the environment, in particular, sustainability, which is addressed in this paper showing the relationship with mathematics. Mathematics being a discipline that develops and builds with the support of others, needs an approach that differs from the traditional one, this work shows the use of concrete material and technological resource to arouse the interest of the students of a 6th grade class elementary school.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 BrazilEnsino apredizagemTecnologiaSustentabilidadePrática Pedagógica com auxílio tecnológico e material concreto para o ensino de geometria e fração no 6º ano do ensino fundamentalPedagogical practice with technological assistance and concrete material for the teaching of geometry and fraction in the 6th year of elementary educationTrabalho de Conclusão de Curso