Jesus, Daniela Santos deWartha, Edson José2020-07-082024-09-102020-07-072020-07-082019-01-13BITTENCOURT, C. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Ed. Autêntica. Belo Horizonte, 2008. BRASIL. Decreto-Lei Nº 93 de 21 de dezembro de 1937. Cria o Instituto Nacional do Livro. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/ decreto-lei/1937-1946/ Del093.htm> Acesso em: 17 de maio, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/ BNCC_ publicacao.pdf>. Acesso em: 04 de maio, 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 29 maio, 2018. DOURADO, L.; LEITE, L. Questionamento em manuais escolares de ciências: que contributos para a aprendizagem baseada na resolução de problemas da sustentabilidade na Terra? 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This research aimed to identify and verify the quality of the questions presented in the chemistry textbooks approved in PNLD 2015 and 2018. To do so, we analyzed all collections approved according to the function and location of the questions, as well as the cognitive level of them. Thus, it was observed that chemistry textbooks have a low quality profile for the questions that are most questions are confirmatory or exploratory, presenting some synthesis and evaluation questions. Keywords: Textbook. Cognitive level of questions. Indicators of quality of questionsAcesso AbertoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Livro didáticoNível CognitivoQuestionamentosIndicadoresQualidadeO perfil dos questionamentos apresentados em livros didáticos de químicaThe questions’ profile presented in the chemical textbooksArtigo de PeriódicoCiências