Cardoso, Inês Pereira2019-01-192024-09-262019-01-192019-01-1821784744https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5784A poesia produzida durante o século XX explorara, frequentemente, as potencialidades da imagem e dos processos de intermidialidade, a fim de produzir um discurso que visava a contenção do derramamento lírico. Todavia, o que se revela peculiar na obra de Al Berto é, precisamente, a duplicidade de tradições que convoca. Se, por um lado, a visualidade ocupa um lugar fulcral na sua escrita, por outro, torna-se inegável o tom confessional de muitos dos seus poemas. O presente ensaio foca-se, assim, na compreensão da coexistência entre estes dois vetores e no modo como emergem num discurso onde o cinema é, diretamente, convocado para o espetro poético.Poetry produced in the 20th century frequently explored the potentialities of the image and intermediality processes, in order to produce a discourse designed to contain lyrical expression. However, the peculiarity in Al Berto’s work is precisely the duplicity of the traditions it evokes. If, on the one hand, visuality occupies a central place in his writing, on the other the confessional tone of many of his poems is indisputable. This essay focuses on the understanding of a coexistence between these two vectors, and the way in which they result in a discourse whereby cinema is directly brought into the poetic spectrum.porAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Al BertoPoesiaCinemaImagemIntermidialidadeUma última canção para os olhos: a presença do cinema na poesia de Al BertoOne last song for the eyes: the presence of the cinema in the poetry of Al BertoArtigo