Carvalho, Meireane Rodrigues Ribeiro deLibório, Ingrid Alves2023-08-072024-09-062023-06-152023-08-072023-03-28LIBÓRIO, Ingrid Alves. Dança e cognição: experiência sensório perceptiva do corpo no contexto da educação. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Dança). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023.https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/2805A pesquisa tem como propósito o estudo da relação dança e cognição no ambiente escolar. Pertence, nesse sentido, a linha de pesquisa "Sociedade, Cultura e Educação na Dança". Apresenta como tema "Dança e cognição: experiência sensório-perceptiva do corpo no contexto da educação". O tema envolve o estudo sobre a percepção corporal e cognição, entendendo que sua relação apresenta conteúdos que correlacionam e implicam a prática da dança. Assim, esse tema aborda a prática inteligível da dança em práticas pedagógicas do corpo. A pesquisa compreende a seguinte problemática: quais processos metodológicos podem operar ações sensório-perceptivas do corpo para potencializar manifestações cognitivas na prática da dança na escola? Esta pesquisa compreende a relação entre corpo percebedor e cognição, o que pode gerar linguagem sensível do corpo na experiência em dança na escola. Propomos como objetivo primeiro a investigação dos acontecimentos da prática sensório perceptiva da dança na escola como gerador de processos cognitivos tendo como pedagogia a experiência da criação artística. E como objetivos específicos discutir sobre fundamentos que conversam sobre corpo, dança, cognição e percepção, visando provocar conhecimentos, diálogos e direcionamentos metodológicos sobre o fenômeno investigado; estudar processos metodológicos que possam atuar como fomentadores de práticas cognitivas na dança; identificar manifestações corporificadas do processo perceptivo do corpo que demonstrem estados de sensações nas práticas vivenciadas; e apresentar narrativas de estudantes que manifestam expressões sensório perceptiva da dança na escola como artefato cognitivo do corpo.Acesso Abertodançacogniçãopercepção corporalpráticas pedagógicas do corpoDança e cognição: experiência sensório perceptiva do corpo no contexto da educação.Trabalho de Conclusão de CursoArtesDança