Chacon, Eluzir PedrazziRobaina, Nicolle Figueira2020-07-242024-09-102020-07-242020-07-242014-03-06ARANHA, G. Jogos eletrônicos como conceito chave para o desenvolvimento de aplicações imersivas e interativas para o aprendizado. Ciências & Cognição, 07, 105-110, 2006. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/560/347>. Acesso em: 05 mai. 2013. CAVALCANTI, E. L., DEUS, T. C.; SOARES, M. H. F. Jogo "Batalha Periódica" Explorando a Tabela Periódica e Suas Propriedades. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0906-1.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2013. CHACON, E. P.; ROBAINA, N. F.; ALVES, D. D.; MARQUES, M. M.; OLIVEIRA, R. D. V. L. O corpo humano e a Tabela Periódica – um jogo computacional. Anais XV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2010a. Disponível em: <http://www.xveneq2010.unb.br/resumos/R0479-1.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2013. CHACON, E. P.; ROBAINA, N. F.; ALVES, D. D.; MONTEIRO, M. M.; OLIVEIRA, R. D. V. L. Jogo Computacional: O corpo humano e a tabela periódica. Banco Internacional de Objetos Educacionais, 2010b. Disponível em: <http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/15886>. Acesso em: 05 mai. 2013. CHACON, E. P.; ROBAINA, N. F.;NASCIMENTO, G.; MOURÃO, P. T.; MOREIRA, B.; ZAMITH, M.; CLUA, E.; SALGADO, A. A construção do corpo humano a partir de elementos químicos. Em Anais do VIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - SBGames 2009. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira da Computação. Disponível em: <http://www.users.rdc.puc-rio.br/sbgames/09/proceedings/dat/pdfs/culture/ProceedingsCultureFull.pdf>. Acesso em: 05 mai. 2013. CUNHA, M. B. Jogos no ensino de Química: Considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, 34, 2, 92-98, 2012. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 159 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.13 | p.145-160 | jan-jun | 2014 DINIZ, J. F.; SANTOS, F. S. A.; QUEIRÓS, M. S.; SOUSA, A. N. Jogo didático Perfil Periódico: uma proposta para o ensino da tabela periódica, 2011. Disponível em: <http://www.annq.org/congresso2011/arquivos/1300242328.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2013. DOHME, V. Atividades lúdicas na educação: o caminho dos tijolos amarelos do aprendizado. 5. ed. Petrópolis: Vozes. 2009. EICHLER, M.; DEL PINO, J. C. Computadores em educação química: estrutura atômica e tabela periódica. Química Nova, 23(6), 835-840, 2000. GODOI, T. A.; OLIVEIRA, H. P.; CODOGNOTO, L. Tabela Periódica - Um Super Trunfo para Alunos do Ensino Fundamental e Médio. Química Nova na Escola, 32, 1, 22-25, 2010. GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de administração de Empresas, 35(2), 1995 apud NEVES, J. L. Pesquisa Qualitativa – Características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v.1, no 3, 1996. Disponível em: <http://www.regeusp.com.br/arquivos/C03-art06.pdf>. Acesso em: 17 jul. 2013. HORNES, A.; GRACHINSKI, L.; SILVA, S. C. R.; KOSCIANSKI, A. Os jogos computacionais no ensino de física. Anais do VII Encontro Nacional em Ensino de Ciências, Florianópolis, 2009. Disponível em: <http://www.posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1351.pdf>. Acesso em: 13 mai. 2013. HUIZINGA, J. Homo Ludens. 4 ed. São Paulo: Editora Perspectiva S.A., 2000. JUCÁ, S. C. S. A relevância dos softwares educativos na educação profissional. Ciências & Cognição, 8, 22-28, 2006. Disponível em: <http://www.cienciasecognicao.org/revista/index.php/cec/article/view/571/359>. Acesso em: 10 jul. 2013. KISHIMOTO. T. M. O Jogo e a educação infantil. Em: Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação, 1996. KISHIMOTO, T. M. (org). São Paulo: Cortez Editora. Apud SOARES, M. H. F. B. Jogos e atividades lúdicas no ensino de Química: Teoria, métodos e aplicações. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0309-1.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2013. MORAES, G. L.; OLIVEIRA, R. L. S.; SILVA, L. P.; RANIERI, H. S. C.; MARQUES, J. Q. P.; RENDEIRO, C. C. G; LIMA, J. F.; FURTADO, C. A. G. Conhecendo a tabela periódica, propriedades e aplicação dos elementos químicos no cotidiano com o jogo didático “batalha naval com a tabela periódica”. Anais do 48o Congresso Brasileiro de Química, 2008. Disponível em: <http://www.abq.org.br/cbq/2008/trabalhos/6/6-430-3050.htm>. Acesso em: 10 mai. 2013. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria e textos complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011. NEVES, J. L. Pesquisa Qualitativa – Características, usos e possibilidades. Caderno de Pesquisas em Administração. São Paulo, v.1, n. 3, 1996. Disponível em: <http://www.Regusp.com.br/arquivo/c03_art06.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2013. Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505 ARTIGO 160 Rev. ARETÉ | Manaus | v.7 | n.13 | p.145-160 | jan-jun | 2014 RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da Pesquisa Aplicável às Ciências Sociais. Em BEUREN, I. M. (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. São Paulo: Atlas, 2003. ROBAINA, N. F. O corpo humano e a tabela periódica – desenvolvimento e avaliação de um jogo computacional. Monografia de conclusão de curso. Universidade Federal Fluminense, 103p., 2009. SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A Pesquisa Científica. Em Gerhardt, T. E. e SILVEIRA, D. T. (orgs). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. SOARES, M. H. F. B. Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química: Teoria, métodos e aplicações. Anais do XIV Encontro Nacional de Ensino de Química, 2008. Disponível em: <http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0309-1.pdf>. Acesso em: 10 jul. 2013. SOFTCIÊNCIAs. Faculdade de Ciências. Universidade do Porto, 2011. Disponível em: <http://nautilus.fis.uc.pt/cec/jogostp/>. Acesso em: 10 mai. 2013. TOIGO, A. M.; MOREIRA, M. A.; Costa, S. S. C. Revisión de la literatura sobre el uso de mapas conceptuales como estrategia didáctica y de evaluación. Investigações em Ensino de Ciências, 17(2), 305-339, 2012. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/ienci/artigos/Artigo_ID294/v17_n2_a2012.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2013.1984-7505https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5033This paper aims to show the users' perception on an educational computer game developed with the purpose of using the periodic table in an interdisciplinary, interesting and dynamic approach through the combination of Chemistry with Biology. The research is characterized as qualitative, exploratory and applied. The data were collected through questionnaires, which sought the perceptions of the players on the developed software. The target audience were students and teachers from primary and secondary schools in the public and private sector of Rio de Janeiro; students of social pre-university courses; university students in their first semester of undergraduate courses in Chemistry; and graduates of the Bachelor's Degree in Chemistry at the Universidade Federal Fluminense (UFF). Observe that the game features a great motivational potential for learning the periodic table. Keywords: Periodic table. Human body. Educational gameAcesso AbertoAtribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Brasilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Tabela PeriódicaCorpo HumanoJogo DidáticoO corpo Humano e a tabela periódica - A percepção dos usuários sobre um jogo computacional“The human body and the periodic table": The perceptions of users on a computer game.Artigo de PeriódicoCiências