Martins, Arleson Cruz2018-08-132024-08-302018-08-132018-08-08https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/961O surgimento e a evolução de novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tem oportunizado uma gama de recursos que podem ser utilizados como apoio aos processos educacionais nas diversas áreas do conhecimento, possibilitando novas formas de mediação e interação entre os indivíduos envolvidos em tais processos. Dentre esses recursos destaca-se a Realidade Aumentada (RA), que é uma tecnologia que possibilita a coexistência entre o mundo real e virtual por meio da inserção e exibição de objetos em um determinado ambiente. Esses objetos podem ser visualizados com uma grande riqueza de detalhes, permitindo experiências mais concretas e uma maior interação dos alunos com os conteúdos estudados. Desta forma, o presente trabalho apresenta a elaboração e a avaliação da potencialidade de um Objeto de Aprendizagem, denominado SINTERA, em RA como instrumento de auxílio ao ensino do conteúdo de fotossíntese. Durante o processo de desenvolvimento do objeto realizou-se consultas com uma profissional da área de Biologia do Centro de Estudos de Itacoatiara (CESIT) com o intuito de identificar os requisitos iniciais, bem como as alterações e possíveis melhorias. Para avaliar a potencialidade do SINTERA foi realizada uma avaliação com a participação de alunos do curso de Engenharia Florestal do CESIT. Os alunos tiveram um breve contato com o objeto e, posteriormente, responderam um questionário sobre a percepção dos mesmos com relação à utilidade e facilidade de uso do SINTERA.The appearance and evolution of new Information and Communication Technologies (ICTs) has provided a range of resources that can be used to support educational processes in the various areas of knowledge, knowledge, enabling new forms of mediation and interaction between the individuals involved in such processes. Among these resources, stands out the augmented Reality (RA), which is a technology that enables coexistence between the real and virtual world through the insertion and exhibition of objects in a given environment. Such objects can be viewed with a wealth of details, allowing more concrete experiences and a greater interaction of the students with the studied contents. Thus the present work presents the elaboration and the evaluation of the potentiality of a Learning Object, called SINTERA, in RA as an aid instrument to the teaching of the content of photosyntesis. During the process of development of this object, consultations were carried out with a professional from the Biology area of the Itacoatiara Study Center (CESIT) with the intention of identifying the initial requirements, as well as the changes and possible improvements. To evaluate the potential of SINTERA, an evaluation was carried out with the participation of students of Forestry Engineering course at CESIT. Such students had brief contact with the object and, posteriorly, answered a questionnaire about their perception with regard to the utility and ease of use of SINTERA.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/Realidade aumentadaTecnologiaEducaçãoSINTERA: objeto de aprendizagem com realidade aumentada para o ensino da fotossinteseSINTERA: an increased learning object for the teaching of photosynthesisTrabalho de Conclusão de Curso