Campos, Carla2018-03-052024-08-282018-03-052018-01-23https://ri.uea.edu.br/handle/riuea/101Este trabalho se propõe analisar como a leitura influenciou na produção de textos de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola em Parintins. Dentro desta pesquisa é feita a observação e análise do comportamento dos alunos em sala de aula e de suas produções diante da aplicação das oficinas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID) com o subprojeto: Oficinas de produção textual, no curso de Letras do Centro de Estudos Superiores de Parintins (CESP) . É uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, abordagem dialética e procedimento monográfico. Utilizou-se questionários e observação das atividades para chegar a conclusão da importância da leitura para a produção textual. Os resultados obtidos através das técnicas aplicadas indicam que a leitura é uma boa ferramenta de incentivo para a escrita desses alunos. A pesquisa permitiu apresentar a relevância do subprojeto de oficinas de produção textual de Letras do PIBID dentro da escola campo de pesquisa.Os resultados alcançados sugerem a continuidade da análise dos dados, bem como aplicação da pesquisa para outros cursos e outras escolas.This work intends to analyze how the reading influenced the growth of the texts production of students of the 9th grade of elementary school of a school in Parintins. Within this research is made the observation and analysis of the behavior of the students in the classroom and of their productions before the application of the workshops of textual production of PIBID of Letters, active in the school. It is a field research of qualitative nature, dialectical approach and monographic procedure. Questionnaires and observation of activities were used to arrive at the conclusion of the importance of reading for textual production. The results obtained through the applied techniques indicate that reading is a good incentive tool for the writing of these students. The research allowed to present the relevance of PIBID's Letters project within the school field of research. The results obtained suggest the continuity of data analysis as well as the application of the research to other courses and other schools.porAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/LeituraProdução TextualPIBIDA leitura como uma ferramenta de incentivo à produção textual em sala de aula em uma escola pública de Parintins.Reading as a tool to encourage textual production in the classroom in a public school in Parintins.Trabalho de Conclusão de Curso