Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes - PPGLA

URI permanente desta comunidadehttps://ri.uea.edu.br/handle/riuea/5685

Em 2011, iniciamos as atividades do Mestrado Profissional em Letras e Artes. Após a última avaliação trienal da CAPES (2010-2012), o conjunto destas ações motivou o parecerista de área a sugerir que tal perfil se relacionava de maneira mais condizente a uma proposta de Mestrado Acadêmico, o que, portanto, não acarreta perda de viés, mas, ao contrário, reforça o conceito que o PPGLA projetou para o perfil dos seus egressos. Com base nisso, reformulamos as linhas e a área de concentração para o envio de uma nova APCN, com proposta para Mestrado Acadêmico, de modo a abrigar ações, ao invés de separar express que promove ainda mais o aspecto interdisciplinar e aproxima as iniciativas que possuam motivação semelhante, quanto ao tratamento e destino dos temas e objetos de observação científica. Iniciamos, portanto, o programa no mês subsequente à recomendação da CAPES, que sugeriu a migração da turma de 2015 à modalidade acadêmica. Ao que se refere à inserção do Programa na região Norte, ele vem a suprir uma demanda de anos, em toda a região Norte. Há, atualmente, na região, apenas 10 Programas na Área de Letras e Linguística. Quanto aos programas em Letras no estado do Amazonas, estes são muito recentes (2010 o da UFAM e em 2011 o da UEA, modalidade profissional); há, também, uma procura muito grande nos processos seletivos do PPGLA-UEA, sempre mais de 100 candidatos em cada seleção. Portanto, a inserção do PPGLA na região tem trazido resultados positivos, dentre os quais destacamos a formação local de profissionais, em especial para atuarem nas universidades e faculdades do estado, sobretudo para a formação de docentes concursados que ainda não possuem mestrado. Uma das particularidades de nossa proposta é de contemplar as três áreas da grande Área de Linguística, Letras e Artes. Dessa forma, tanto propostas como orientações visam à busca pela interdisciplinaridade, como ponto de relação entre linguística, letras e artes, mas também dessas com outras disciplinas ou interfaces.

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Item
    Teoria, percepção e criação musical: nível 1A: material do(a) estudante
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2023-06-24) Caregnato, Caroline; Ventura, Fábio Silva
    "Music Theory, Perception and Creation - Level 1A"; is the first volume of a series of four that brings contents and exercises in music theory, ear training, and solfege alongside music creation projects that seek to integrate theoretical learning with music practice. Developed by teachers from the Universidade do Estado do Amazonas (UEA), this material is meant to be used with children and teenagers from nine years old on and can be adopted by music theory and ear training teachers, but also in instrument or musicalization classes. Each volume is divided into four sections (Music Theory, Ear Training, Solfege, and Music Creation), which have exercises graded in difficulty and that were developed and improved over years of experimentation in classes from UEA extension courses. The book's sections should be combined so that the learning of theory, ear training, and solfege occurs in a way connecting practice and listening, that is, therefore, more meaningful to the students. The "Student Book" has explanatory texts and exercises, and is also richly illustrated with pictures that can be painted by the student. This material can be freely downloaded from the internet and printed on a home printer. Also included in this volume are the "Teacher's Book" and the "CD 1A".
  • Item
    Teoria, percepção e criação musical: nível 1A: material do(a) professor(a)
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2023-06-24) Caregnato, Caroline; Ventura, Fábio Silva
    "Music Theory, Perception and Creation - Level 1A"; is the first volume of a series of four that brings contents and exercises in music theory, ear training, and solfege alongside music creation projects that seek to integrate theoretical learning with music practice. Developed by teachers from the Universidade do Estado do Amazonas (UEA), this material is meant to be used with children and teenagers from nine years old on and can be adopted by music theory and ear training teachers, but also in instrument or musicalization classes. Each volume is divided into four sections (Music Theory, Ear Training, Solfege, and Music Creation), which have exercises graded in difficulty and that were developed and improved over years of experimentation in classes from UEA extension courses. The book's sections should be combined so that the learning of theory, ear training, and solfege occurs in a way connecting practice and listening, that is, therefore, more meaningful to the students. The “Teacher’s Book” presents guidelines for the approach and execution of the activities in the book. They are based on theoretical reflections by renowned authors in the fields of music education and music psychology. The material also contains chords and music sheets that can be played live by the teacher. Also included are the "Student’s Book's and the CD 1A".