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    Aplicação do Geogebra no ensino aprendizagem de máximos e mínimos da função quadrática na 1ª série do ensino médio
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Ribeiro, João da Cruz
    Com o intuito de melhorar o ensino e a aprendizagem da Matemática nas Escolas Públicas, buscando investigar, tornar mais compreensível e interessante o estudo da Função Quadrática nos pontos de Máximo e Mínimo utilizando ferramentas tecnológicas como o programa GEOGEBRA. Desta forma, atrair e despertar o interesse dos alunos e consequentemente o conhecimento à aquisição de competências, consolidando a preparação para o exercício da cidadania e propiciando a formação básica para o trabalho, a luz das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio. A pesquisa foi feita no mês de julho de 2015 na Escola Estadual Antônio Lucena Bitencourt na 1ª série do Ensino Médio, consta de duas situações-problemas voltadas para Economia (despesas e lucros) e o Esporte (distância máxima de um arremesso). Dada duas funções, os alunos resolveram algebricamente e confirmaram, visualizando os resultados algébricos e gráficos no computador, por meio do programa GEOGEBRA, proporcionando assim uma melhoria na aprendizagem dos alunos, visto que os mesmos tiveram a oportunidade de visualizar de maneira concreta o resultado do problema.
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    Aplicabilidade do software Geogebra no ensino das operações com matrizes na segunda série do ensino médio
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-17) Mendonça, Francisco Lúcio de Lira
    O presente artigo tem por finalidade apresentar subsídios coletados de uma pesquisa aplicada, no intuito de inserir o uso das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) no ensino das operações com Matrizes. Esta pesquisa baseia se na linha de estudo das NTICs no ensino da matemática, por meio do software GeoGebra para resolução de operações com matrizes, esse software auxiliou na compreensão de diversas situações e desenvolveu o raciocínio lógico matemático dos alunos. Esta pesquisa é de natureza básica com característica descritiva, abordagem qualitativa, quanto aos procedimentos é uma pesquisa-ação. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Inspetora Dulcineia Varela Moura, localizado à Rua Ianomâmi s/n bairro Novo Israel na zona norte da cidade de Manaus, com alunos da segunda série do Ensino Médio no universo de 30 alunos, no mês de agosto do corrente ano, com a disciplina Matemática. Como instrumento de coleta de dados, durante a pesquisa foram aplicados questionários com perguntas fechadas e abertas aos alunos, sobre o tema em questão. Ao final de doze aulas com duração de 50 minutos cada, foi aplicado uma avaliação com objetivo de investigar qual o conceito dado pelos alunos a respeito do uso da ferramenta tecnológica e o software educacional GeoGebra para melhor assimilação dos conteúdos propostos. Os dados coletados foram tabulados transformados em gráficos e tabelas para melhor análise dos mesmos, permitindo concluir que a utilização de recursos tecnológicos em sala de aula pode facilitar o processo de aprendizagem, pois muda a rotina das aulas e estimula os alunos nas atividades propostas.
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    A modelagem matemática contribuindo com o ensino da matemática em turmas do ensino médio
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Osorio Junior, Frank Jone de Souza
    Resumo Neste trabalho foram abordados procedimentos para se trabalhar a modelagem matemática fazendo uso de jogos e modelos, visando o ensino e a aprendizagem de alguns conteúdos do Ensino Médio, especificamente. Foi apresentada fundamentação acerca da Modelagem Matemática e foram desenvolvidas atividades para que os alunos tivessem uma compreensão dos conceitos matemáticos de forma mais atrativa, favorecendo assim seu aprendizado. Além de desenvolver métodos para solucionar problemas variados que resultem na descoberta de princípios científicos que promovem o avanço do conhecimento nas diferentes áreas, inserido na realidade vivenciada por alunos do Ensino Médio na Zona Norte de Manaus, por meio de atividades diferenciadas.
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    Meios utilizados para facilitar o ensino de geometria na matemática no 2º ano do ensino médio
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Amorim, Gabrielle Beleza
    O estudo da Matemática é sem sombra de dúvida, o maior foco dos educadores, que têm buscado de forma dinâmica despertar nos seus alunos o interesse por essa matéria, pois por muito tempo se criou um falso tabu de que a Matemática era um bicho de sete cabeças impossível de se aprender, e dominar os conhecimentos desta área da educação era pura ilusão. Sabemos que a Matemática está presente em quase tudo o que existe, e em quase todas as áreas das ciências também e que ela faz parte do dia a dia dos indivíduos em toda a sua existência. Com a implantação de novas políticas para a educação, surgiu à necessidade de se utilizar materiais didáticos e meios pedagógicos que facilitem o ensino principalmente da Matemática e que transformem o aprendizado por parte dos alunos muito mais dinâmico e interessante.O objetivo deste trabalho é mostrar como o professor pode fazer uso das tecnologias que estão sendo implantadas nas escolas, como, por exemplo, o computador, para facilitar o entendimento de seus alunos, neste caso do 2º ano do ensino médio, no estudo de Geometria Plana. Utilizando a tecnologia e muitos outros materiais didáticos, o professor muda de forma criativa a maneira de ensinarA Matemática, tornando suas aulas parte da própria vida de seus alunos, facilitando seu entendimento e seu convívio em um mundo cada vez mais globalizado. A aprendizagem dos conteúdos matemáticos através do uso da tecnologia e de meios pedagógicos permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante, onde ele adquire um melhor aprendizado.
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    O estudo da estatística por meio de planilha de cálculo do wps office nas turmas da 3ª série do ensino médio
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Alencar, Jose Jorge Moreira de
    RESUMO: O uso da Planilha Eletrônica, ao longo das últimas décadas como ferramenta de suporte no estudo da estatística tem sido de grande valia aqueles que a aplicam no ensino da Matemática. De fato, o uso dessa ferramenta gráfica tende a propiciar aos alunos do ensino médio um olhar diferenciado no tocante a Estatística fazendo-se uma abordagem mais prática e eficiente. Ao se fazer uso de seus vários recursos gráficos, tais como dimensões, cores, tabelas e etc. O instrumento utilizado para coletar dados a esta pesquisa foram questionário fechado, atividades de fixação de modo a revisar noções básicas sobre o estudo da Estatística trabalhando o uso efetivo da planilha. O documento aqui apresentado é de natureza básica, baseou-se no emprego de conhecimentos científicos, propondo atividades que favoreçam a investigação científica, produzindo conhecimentos básicos em uma área específica. Portanto, o caráter desta foi estritamente exploratório aplicando-se uma abordagem quali-quantis, de caráter longitudinal, e o método aplicado foi o indutivo. No tocante aos procedimentos adotados, estes foram no formato de pesquisa-ação, analisando-se todas as etapas realizadas. A presente pesquisa abordou o uso das Novas Tecnologias na educação matemática, sendo a mesma aplicada em uma Escola da rede estadual de ensino, em turmas da 3ª série do ensino médio, do turno matutino, na disciplina de Matemática. Empregou-se para isso o software “WPS OFFICE”, nas referidas turmas como instrumento de coleta de dados. Portanto, verificou-se o uso de Planilha Eletrônica como ferramenta de suporte no estudo da estatística o qual facilitou e desenvolveu a compreensão em média de 90% dos alunos participantes em relação ao tema.
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    A importância da construção de algumas figuras geométricas utilizando o jogo xadrez para o desenvolvimento cognitivo do aluno e para sua mudança de comportamento
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Frazão, Francisco Ursulino Siqueira
    Em busca de relações entre o xadrez e a matemática, o presente trabalho, desenvolvido como Projeto de Iniciação Científica visando analisar as possibilidades do uso do jogo de xadrez como recurso didático em aulas de matemática. Assim, investigase a articulação entre o jogo de xadrez e aeducação matemática de alunos terceiro ano 1, 2, 3 e 4do Ensino Médio, na escola Estadual Professor Jorge Karan Netono município de Manaus, com o objetivo de desenvolver metodologias para a utilização deste jogo em aulas de matemática. A pesquisa tem caráter qualitativo e analisou os conteúdos desenvolvidos, taiscomo geometria e frações. Usando o jogo de xadrez para o ensino destes conteúdos, verificamos uma melhora significativa no desempenho na disciplina de matemática e maior interesse e dedicação à matemática por parte dos alunos.
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    Possibilidades no ensino de geometria por meio das dobraduras nos primeiros anos do ensino médio
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-01-18) Fonseca, Márcia Júlia Araújo
    Este artigo apresenta resultados de uma proposta de ensino da Geometria Espacial com a utilização do origami incluindo-se, portanto, na linha de ensino e aprendizagem de Matemática. A proposta metodológica utilizou elementos de História da Matemática e Resolução de Problemas, metodologias estas já bastante desenvolvidas por estudiosos da área. O projeto foi desenvolvido no período de julho a outubro de 2015 numa escola pública da rede estadual da cidade de Manaus e contou com a colaboração de cinco alunos do 1º ano do Ensino Médio, que trabalharam individualmente os cinco Poliedros de Platão, e com uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Médio, que participaram de algumas oficinas. O objetivo principal desse trabalho foi aplicar a técnica do origami para a construção dos sólidos platônicos e fazer com que os alunos observem e manuseiem estes sólidos construindo conhecimento. O modelo de Van Hiele serviu como embasamento teórico para nortear o caminho trilhado na busca da construção do pensamento geométrico. Para a coleta de dados junto aos alunos foram realizados questionários que provocavam os alunos a identificar figuras planas e objetos sólidos, seguidos de observações e diálogos relativos à história do origami e da Matemática, encerrando com questões que diziam respeito à resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos. Foi feito um levantamento estatístico, com base nos questionários, para verificar as dificuldades encontradas pelos alunos com relação aos conteúdos abordados. Uma análise descritiva do discurso e de elementos psicológicos cognitivos e motivacionais extraídos das observações dos diálogos realizados com o alunado forneceu os subsídios para as conclusões obtidas na pesquisa. Por fim percebeu-se, ao término da execução do trabalho, que é possível aliar a técnica do origami ao ensino de Geometria Espacial de forma a despertar o interesse do aluno pelo assunto sem comprometer o rigor matemático dos conteúdos.
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    Utilização do aplicativo Excel no ensino da matemática no ensino médio
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Diniz, João Bosco Colares
    O ensino da matemática no ensino médio tem preocupado muitos docentes devido às dificuldades de aprendizagem e, os baixos resultados do IDEB em exames nacionais, tem demonstrado esta realidade nos últimos anos e, diferentes tecnologias da informação e comunicação têm sido utilizadas para minimizar este quadro. Este artigo, a partir de uma abordagem qualitativa teve como objetivos ensinar matemática básica a partir de formulações com uso exclusivo do aplicativo Excel, promovendo o raciocínio lógico do aluno a partir do aprendizado de formulação. Foram selecionados 10 alunos dos anos finais do ensino médio, sem conhecimento prévio de informática, de uma escola da rede pública estadual de ensino de Manaus (AM). Durante as aulas teóricas sobre função quadrática e geometria analítica, os alunos foram orientados quanto à compreensão da equação para construção de gráficos, o que parece ter facilitado a interpretação dos dados no aplicativo Excel, nas aulas práticas. Os discentes foram submetidos a uma aula avaliativa para verificação de aprendizagem e viabilidade do método com o aplicativo Excel e os resultados revelaram que oito alunos apresentaram conceito de aprendizagem muito satisfatória, conseguindo desenvolver as atividades com êxito, elaborando e interpretando corretamente os gráficos produzidos pelo conteúdo estudado e, puderam verificar as variações gráficas após o resultado encontrado. Em contrapartida, dois discentes obtiveram conceito insatisfatório, pois encontraram dificuldades em manipular o aplicativo, mas que haviam compreendido a questão. Com isso, acreditamos que a ferramenta Excel é indicada para auxiliar na melhoria do aprendizado em matemática, sem desconsiderar a importância das aulas tradicionais em sala de aula.
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    O uso do aplicativo Desmos no ensino de funções do 1º e 2º grau no primeiro ano do ensino médio
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Salgado, Danielly Freire de Sousa; Teixeira, Helisângela Ramos da Costa
    RESUMO O presente artigo tem como objetivo elaborar uma proposta didática para o ensino de funções afins e quadráticas utilizando como ferramenta pedagógica o aplicativoDesmos para aparelho celular, tablete e computador. Dessa forma, pretende-setornar as aulas mais dinâmicas e significativas, portanto incentivando o interesse do aluno pelo conteúdo, pela própria disciplina e por programas auxiliares de estudo dessa natureza e consequentemente melhorando o rendimento escolar. A pesquisa foi realizada na Escola Estadual Cid Cabral da Silva, localizada no conjunto Canaranas, Cidade Nova II na Zona Norte de Manaus, em uma turma do primeiro ano do Ensino Médio do turno vespertino no mês de outubro. O uso de uma tecnologia tão acessível atualmente como o aparelho celular e o tablet no processo de aprendizagem amplia as possibilidades de investigação ao favorecer um novo relacionamento com os tópicos abordados quando estes são inseridos a novas estratégias de estudo. A coleta de dados se deu através de uma observação sistemática utilizando como análise de dados o progresso do aluno comparando seurendimentoantes e após as ações didáticas desenvolvidas.Esse procedimento implica em uma avaliação contínua e diária no decorrer da pesquisa, desta forma o aluno toma conhecimento de seus avanços e dificuldades, interagindo através da tecnologia com o conteúdo estudado, comtemplando assim a LDB – Leis das Diretrizes e Bases da Educação no sentido da alfabetização digital. Ao final da aplicação consolidou a contribuição do aplicativo Demoscomo uma ferramenta atuante no processo de ensino aprendizagem da Matemática, pois através da utilização do mesmo os alunos conseguiram realizar suas próprias interpretações dos assuntos estudados e reflexões se baseando na construção e visualização de cada resposta encontrada por eles comprovando também que se mantiveram motivados e comprometidos em aprender e praticar a resolução das situações-problemas propostos.
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    O uso dos jogos como recursos didaticos no ensino da função do 1º grau no 1º ano do ensino médio
    (Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Amorim, Maria Mirley Alves de
    Este artigo resultou de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Homero de Miranda Leão a partir do conceito da Função do 1º grau de forma interativa, evitando a memorização, utilizando como ferramenta o jogo matemático a Trilhas das funções do 1º grau, para estimular a aprendizagem como se dá o valor numérico para as construções de tabelas e gráficos, mudando a rotina da classe, fazendo assim com que o aluno desperte seu interesse e com isso tenha uma maior participação das aulas. A pesquisa teve como objetivo fazer com que o aluno saiba reconhecer as diferentes formas de uma função do 1º grau e relacionar a linguagem contextual às representações gráficas e algébricas de funções do 1ª grau. Os resultados obtidos foram significativos e mostraram o quanto é viável o uso de jogos como recursos didáticos, na construção do conhecimento dos alunos, já que os jogos, se convenientemente planejados, são um recurso pedagógico eficaz para a construção do conhecimento matemático.