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Item Meios utilizados para facilitar o ensino de geometria na matemática no 2º ano do ensino médio(Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Amorim, Gabrielle BelezaO estudo da Matemática é sem sombra de dúvida, o maior foco dos educadores, que têm buscado de forma dinâmica despertar nos seus alunos o interesse por essa matéria, pois por muito tempo se criou um falso tabu de que a Matemática era um bicho de sete cabeças impossível de se aprender, e dominar os conhecimentos desta área da educação era pura ilusão. Sabemos que a Matemática está presente em quase tudo o que existe, e em quase todas as áreas das ciências também e que ela faz parte do dia a dia dos indivíduos em toda a sua existência. Com a implantação de novas políticas para a educação, surgiu à necessidade de se utilizar materiais didáticos e meios pedagógicos que facilitem o ensino principalmente da Matemática e que transformem o aprendizado por parte dos alunos muito mais dinâmico e interessante.O objetivo deste trabalho é mostrar como o professor pode fazer uso das tecnologias que estão sendo implantadas nas escolas, como, por exemplo, o computador, para facilitar o entendimento de seus alunos, neste caso do 2º ano do ensino médio, no estudo de Geometria Plana. Utilizando a tecnologia e muitos outros materiais didáticos, o professor muda de forma criativa a maneira de ensinarA Matemática, tornando suas aulas parte da própria vida de seus alunos, facilitando seu entendimento e seu convívio em um mundo cada vez mais globalizado. A aprendizagem dos conteúdos matemáticos através do uso da tecnologia e de meios pedagógicos permite que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante, onde ele adquire um melhor aprendizado.Item Possibilidades no ensino de geometria por meio das dobraduras nos primeiros anos do ensino médio(Universidade do Estado do Amazonas, 2017-01-18) Fonseca, Márcia Júlia AraújoEste artigo apresenta resultados de uma proposta de ensino da Geometria Espacial com a utilização do origami incluindo-se, portanto, na linha de ensino e aprendizagem de Matemática. A proposta metodológica utilizou elementos de História da Matemática e Resolução de Problemas, metodologias estas já bastante desenvolvidas por estudiosos da área. O projeto foi desenvolvido no período de julho a outubro de 2015 numa escola pública da rede estadual da cidade de Manaus e contou com a colaboração de cinco alunos do 1º ano do Ensino Médio, que trabalharam individualmente os cinco Poliedros de Platão, e com uma turma de alunos do 2º ano do Ensino Médio, que participaram de algumas oficinas. O objetivo principal desse trabalho foi aplicar a técnica do origami para a construção dos sólidos platônicos e fazer com que os alunos observem e manuseiem estes sólidos construindo conhecimento. O modelo de Van Hiele serviu como embasamento teórico para nortear o caminho trilhado na busca da construção do pensamento geométrico. Para a coleta de dados junto aos alunos foram realizados questionários que provocavam os alunos a identificar figuras planas e objetos sólidos, seguidos de observações e diálogos relativos à história do origami e da Matemática, encerrando com questões que diziam respeito à resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos. Foi feito um levantamento estatístico, com base nos questionários, para verificar as dificuldades encontradas pelos alunos com relação aos conteúdos abordados. Uma análise descritiva do discurso e de elementos psicológicos cognitivos e motivacionais extraídos das observações dos diálogos realizados com o alunado forneceu os subsídios para as conclusões obtidas na pesquisa. Por fim percebeu-se, ao término da execução do trabalho, que é possível aliar a técnica do origami ao ensino de Geometria Espacial de forma a despertar o interesse do aluno pelo assunto sem comprometer o rigor matemático dos conteúdos.Item O uso celular como instrumento pedagógico no ensino de matemática(Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Bonet, Arciete Cordeiro; Teixeira, Rodrigo TavaresResumo O objetivo deste artigo foi utilizar o celular como uma ferramenta pedagógica de forma que conduza o educando ao aprimoramento no processo ensino aprendizagem de Matemática. Foram utilizados dois aplicativos educativos como forma alternativa para tornar o ensino da matemática mais prazeroso, aumentando assim a motivação e o interesse dos alunos. A utilização de aplicativos no celular promove uma aprendizagem mais significativa, estimulando o cálculo mental, a dedução de estratégias, o domínio das operações fundamentais, a construção de conceitos e o desenvolvimento do raciocínio lógico.Item Os jogos educativos virtuais como reforço no ensino da matemática(Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Silva, Rui Lopes daDentre os muitos desafios enfrentados pelos professores está o ensino da matemática que continua sendo um mistério para a maioria dos alunos. Desassociada do seu interesse, acaba rotulando e posicionando alunos como aptos ou como inaptos. Todavia, como a Matemática torna-se cada vez mais indispensável no dia a dia das pessoas na contemporaneidade, importante se faz criar condições para que as aulas dessa disciplina deixem de ser formatadas por modelos matemáticos complexos, e passem a proporcionar ao aluno capacidade para desocultá-la e perceber sua importância nas práticas sociais. Com base neste enfoque, o presente artigo tem como objetivo geral sistematizar reflexões sobre as melhorias promovidas pelos jogos virtuais ao ensino e aprendizagem da Matemática. Trata-se de um estudo descritivo e bibliográfico, realizado com bases nas idéias de vários autores que escreveram sobre assunto, por meio de artigos de livros e da internet, na linguagem portuguesa. Os resultados mostram que os jogos educativos virtuais podem ser usados para estimular e desenvolver as habilidades dos alunos; apresentam conteúdos e atividades práticas com objetivos educacionais baseados no lazer e na diversão, estimulando o aprendizado da matemática por meio do lúdico e pela exploração livre; tem o objetivo de fazer o aluno gostar de aprender matemática e mudar o conceito de disciplina complicada; mudam a rotina da sala de aula e despertam o interesse das pessoas envolvidas, permitindo que os alunos façam da aprendizagem da matemática um processo mais interessante e divertido, conquistando novas descobertas em relação aos conteúdos, enfim servem para desenvolver a criatividade, a imaginação e o senso crítico, sendo ainda revelador e desencadeador de conceitos matemáticos.Item O Ensino de Matemática: uma reflexão da Prática Educacional em três escolas de Ensino Fundamental e Médio da Cidade de Manaus-Am.(Universidade do Estado do Amazonas, 2017-01-18) Silva, Raimundo Souza daRESUMO O presente artigo é relato de experiência de 27 anos de ensino de matemática nas escolas particulares e públicas de ensino fundamental e médio do município de Manaus, observando, ministrando aulas e falando da importância da compreensão dos conteúdos para a vida social e profissional. Valorizando os conhecimentos adquiridos desde a pré-escola passando pelo ensino fundamental até o ensino médio e adequá-los ao seu cotidiano. Os procedimentos metodológicos foram norteados pela pesquisa de alunos, filhos e colegas professores de matemática a fim de possibilitar maior interação entre o pesquisador e seu objeto de estudo de estudo e a reflexão da pesquisa foi orientada pelo método etnográfico, que se caracteriza fundamentalmente pelo contato direto do pesquisador com a situação pesquisada e permite reconstruir os processos e as relações que configuram a experiência e os seus significados das informações obtidas. Acredito que o presente trabalho é de grande relevância por suscitar uma questão que é sempre atual como o ensino da Matemática.Item Ensino dos logaritmos através da resolução de problemas no 1 ano do ensino médio(Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Carvalho, Jean Pereira CarvalhoO estudo da matemática é de suma importância para a compreensão do mundo real pois proporciona ao aluno conectar os seus conceitos com outras áreas do conhecimento e assim ter uma visão amplificada do mundo a sua volta. Visando essa contextualização foi que foi proposto esse trabalho. O objetivo desse trabalho, consiste em uma reestruturação nos métodos de ensino dos logaritmos através de uma apresentação contextualizada que proporcione um sentido real ao conteúdo estudado.Buscou-se apresentar os logaritmos com situações do cotidiano dos alunos bem como aplicáveis em outras áreas do conhecimento despertando assim, uma motivação nos mesmos para a resolução dos problemas gerando assim uma seqüência organizada de procedimentos para a resolução dos respectivos problemas. A resolução de problemas proporcionou não só o domínio dos conceitos básicos dos logaritmos mas, o domínio dos gráficos e suas interpretações através do uso do software Geogebra, proporcionando assim ao aluno a visualização concreta da resolução do problema.Item O uso de diferentes metodologias no ensino de função do 1º grau no 1º ano do ensino médio(Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Souza, Luisa Helena Da Silva deO objetivo deste trabalho, aqui apresentado é mostrar que, com o uso de materiais ludo pedagógico, o professor pode estimular o aprendizado e a compreensão dos alunos sobre os temas abordados no ensino das funções, respeitando os limites de cada aluno. A Matemática é a ciência que estuda os números, as formas e a relação entre eles. Não é uma matéria que se aprende de qualquer jeito, exige muita dedicação e determinação por parte de quem se dispõe a estudá-la. Já a arte de ensinar a Matemática consiste em desenvolver no aluno um raciocínio lógico, estimulando o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Como educadores matemáticos os professores devem procurar alternativas para aumentar a motivação dos alunos para uma melhor aprendizagem, desenvolvendo a sua autoconfiança, sua organização, a sua concentração, estimulando a socialização desses alunos e aumentando as interações desse grupo de indivíduos com outras pessoas. Considerando o Ensino e Aprendizagem Matemática como área de concentração tem-se a necessidade de definir maneiras de aplicar este desenvolvimento, para torná-la mais atraente para que os alunos entendam os princípios da Matemática, e como ela é vista nas escolas, pois o uso das Funções de 1º grau, por exemplo, é utilizado no cotidiano sem que se perceba a sua grande e fundamental importância. Para que os alunos compreendam melhor os assuntos abordados em sala de aula, a professora sempre aplica oficinas em algumas aulas de Matemática, para que os alunos coloquem na prática o que aprenderam com os conceitos abordados. Os professores hoje em dia possuem muitos meios pedagógicos e muitos materiais didáticos que estão a sua disposição para que possam transmitir o conhecimento matemático de forma mais simples e dinâmica, proporcionando a seus alunos um aprendizado com maior qualidade, dentro de um ambiente escolar que lhes oferece a oportunidade de aprender de forma diferenciada como o aprendizado da Matemática pode lhes ser útil e fazer a diferença no seu futuro profissional.Item A importância dos jogos lúdicos no ensino de funções na 1ª série do ensino médio(Universidade do Estado do Amazonas, 2017-08-18) Melo, Maria Débora Santana deEste trabalho apresenta por meio da linha de pesquisa de Ensino e Aprendizagem de Matemática, o relato de uma experiência que utiliza jogos matemáticos como estratégia desencadeadora do processo ensino aprendizagem realizada com alunos do 1º ano do ensino médio, na Escola Estadual Dorval Porto, no segundo semestre de 2015. A elaboração dos jogos abordando o conteúdo de funções teve como objetivomostrar os benefícios dos jogos matemáticos para facilitar o aprendizado de alunos que estão com dificuldades em entender o conteúdo de matemática no ensino médio que muitas vezes demonstra para seus colegas e professores que o assunto não foi bem assimilado. Para atender ao objetivo proposto, foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa em sala de aula. A coleta de dados foi realizada pela professora pesquisadora através das observações das estratégias dos alunos durante os jogos.O jogo dominó das funções contém situações problemas referente à função afim e função polinomial do 1º grau, que tem como objetivo reconhecer a lei de uma função polinomial afim e função do 1º grau, reconhecer e analisar o gráfico e analisar o crescimento e decrescimento da função, obter a lei da função, determinar o domínio e o conjunto imagem da função.Antes da utilização dos jogos, foi aplicado um teste com algumas questões sobre o assunto, para verificar o nível de conhecimento dos alunos. Os resultados mostraram que a utilização dos jogos, como estratégia de ensino e aprendizagem, além de motivar e despertar os alunos pelas atividades desenvolvidas, facilitou a compreensão do conteúdo de funções.Item Elementos da geometria euclidiana - a partir de construções geométricas: estudo de caso com aluno PCD no curso de licenciatura em matemática da UEA(Universidade do Estado do Amazonas, 2024-02-28) Castelo Branco, Vitória Camila Silva; Vitor, Cláudio Barros; Souza, Audemir Lima de; Amorim Neto, Alcides de CastroThis research developed a case study of a PCD student with CID10 - G40 in the Mathematics Degree course at the Amazonas State University in the Geometric Drawing subject. Geometric Drawing subject, the legislation that involves and supports inclusive education, the importance of mediation and the importance of mediation and the application of learning techniques to elements of Euclidean geometry and to enable the difficulties encountered through this research to be remedied. can be remedied and to disseminate this text so that teachers can apply it in their classrooms, in order to facilitate in order to facilitate development in this area and encourage the teaching of geometric drawing. Drawing. Specifically, the research focused on the teaching-learning process based on constructions applying the primitive concepts of geometry, such as point, line and plane in geometric place constructions. It showed that relative concepts concepts become more comprehensible and more meaningful as they are represented planar and three-dimensional, through observation, manipulation, construction and interpretation. interpretation. We therefore conclude that manipulable materials and the use of technology can facilitate the development of visualization skills in PCD students. Keywords: Mathematics - Teaching - Geometric drawing - TutoringItem Teorema de Euler para poliedros convexos utilizando geometria esférica(Universidade do Estado do Amazonas, 2024-02-06) Araújo, Ronaldo Silva de; Souza, Edson Lopes de; Graça Neto, Almir Cunha da; Moraes, Nadime MustafaIn this study, we investigated Euler's Theorem applied to convex polyhedra, establishing a relationship between vertices, edges and faces by means of a specific identity. Spherical Geometry was used in conjunction with the concepts and properties of Euclidean Geometry for convex polyhedra, which are fundamental for demonstrating the theorem. The main objective was to analyze the interrelationship between the elements of these polyhedra, adopting an integrated approach between Spherical Geometry and Euclidean Geometry. In order to fully understand Euler's Theorem for convex polyhedra, the relevant concepts and historical contexts were explored, with the aim of presenting characteristics that allow it to be generalized. Keywords: Euler's Theorem. Spherical Geometry. Convex polyhedra. Euclidean geometry