O Uso das Mídias Sociais nas Aulas do Curso de Química do CEST-UEA

Imagem de Miniatura

Data

2023-08-31

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O uso das tecnologias de informação e comunicação se fazem presentes em nosso cotidiano e vem sendo inserido nas instituições de ensino, principalmente depois da pandemia da Covid-19. Entender sobre o uso das mídias sociais é fundamental para avaliar de que forma professores e alunos estão utilizando essas mídias no processo de ensino e aprendizagem. Assim foram aplicados questionários para 11 professores e 57 alunos do Curso de Licenciatura em Química do CEST-UEA, para obter os dados e analisar de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados revelaram que as mídias mais utilizadas por professores e alunos foram o WhatsApp e YouTube. O WhatsApp é popular pelo seu fácil acesso permitindo uma comunicação rápida e o compartilhamento de materiais de estudo. Através do YouTube é possível acessar vídeos com conteúdo de Química. Entretanto, a distração na navegação de mídias por assuntos com baixa relevância acadêmica foi uma preocupação apresentada tanto pelos professores quanto pelos alunos. Sobre o futuro, professores e alunos têm um olhar otimista quanto o uso das mídias sociais no ensino de Química.

Descrição

Palavras-chave

Mídias Sociais, Social media, Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação, Digital Information and Communication Technology, Ensino de Química, Teaching of Chemistry, Centro de Estudos Superiores e Tefé, Center for Higher Studies and Tefé.

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por