O Uso das Mídias Sociais nas Aulas do Curso de Química do CEST-UEA
Arquivos
Data
2023-08-31
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O uso das tecnologias de informação e comunicação se fazem presentes em nosso cotidiano e vem
sendo inserido nas instituições de ensino, principalmente depois da pandemia da Covid-19. Entender
sobre o uso das mídias sociais é fundamental para avaliar de que forma professores e alunos estão
utilizando essas mídias no processo de ensino e aprendizagem. Assim foram aplicados questionários
para 11 professores e 57 alunos do Curso de Licenciatura em Química do CEST-UEA, para obter os
dados e analisar de forma qualitativa e quantitativa. Os resultados revelaram que as mídias mais
utilizadas por professores e alunos foram o WhatsApp e YouTube. O WhatsApp é popular pelo seu
fácil acesso permitindo uma comunicação rápida e o compartilhamento de materiais de estudo.
Através do YouTube é possível acessar vídeos com conteúdo de Química. Entretanto, a distração na
navegação de mídias por assuntos com baixa relevância acadêmica foi uma preocupação apresentada
tanto pelos professores quanto pelos alunos. Sobre o futuro, professores e alunos têm um olhar
otimista quanto o uso das mídias sociais no ensino de Química.
Descrição
Palavras-chave
Mídias Sociais, Social media, Tecnologia Digitais de Informação e Comunicação, Digital Information and Communication Technology, Ensino de Química, Teaching of Chemistry, Centro de Estudos Superiores e Tefé, Center for Higher Studies and Tefé.