“Novo” Ensino Médio: As Diferentes Concepções Sobre O “Novo” Ensino Médio Na Visão Dos Professores De Física
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Data
2023-08-23
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A motivação desse artigo está na mudança de currículo do Ensino Médio que o Brasil vem
atravessando nos últimos anos, ao qual afetou não somente os professores de Física, mas
também o funcionamento geral das escolas e principalmente os alunos. O chamado “novo”
Ensino Médio (NEM) deveria trazer melhorias para a educação brasileira, todavia não é bem
isso que vem ocorrendo. O foco principal deste trabalho está sobre os docentes de Física, ou
seja, os professores que ministram aula nas escolas de Ensino regular, no “novo” Ensino Médio,
e os “futuros” professores de Física que estão na fase final da graduação, a fim de saber se
acompanharam as recentes mudanças, como eles enxergam o “novo” Ensino Médio e como eles
e os estudantes foram afetados por essas mudanças. A metodologia deste trabalho consistiu em
uma pesquisa qualitativa e quantitativa, ao qual foi usado para a coleta dos dados por meio de
questionários, além de uma revisão bibliográfica sobre o NEM. De acordo com os dados
coletados durante a pesquisa, tem-se uma tendência maior em revogar o NEM por parte dos
professores que atuam dando aula nessa “nova” modalidade de Ensino, do que os “futuros”
professores de Física.
Descrição
Palavras-chave
Novo Ensino Médio; professores de Física; futuros professores de Física, “New” model for High school, Professores de Física, Physics teachers, Futuros professores de Física, future Physics teachers