“Novo” Ensino Médio: As Diferentes Concepções Sobre O “Novo” Ensino Médio Na Visão Dos Professores De Física

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Data

2023-08-23

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A motivação desse artigo está na mudança de currículo do Ensino Médio que o Brasil vem atravessando nos últimos anos, ao qual afetou não somente os professores de Física, mas também o funcionamento geral das escolas e principalmente os alunos. O chamado “novo” Ensino Médio (NEM) deveria trazer melhorias para a educação brasileira, todavia não é bem isso que vem ocorrendo. O foco principal deste trabalho está sobre os docentes de Física, ou seja, os professores que ministram aula nas escolas de Ensino regular, no “novo” Ensino Médio, e os “futuros” professores de Física que estão na fase final da graduação, a fim de saber se acompanharam as recentes mudanças, como eles enxergam o “novo” Ensino Médio e como eles e os estudantes foram afetados por essas mudanças. A metodologia deste trabalho consistiu em uma pesquisa qualitativa e quantitativa, ao qual foi usado para a coleta dos dados por meio de questionários, além de uma revisão bibliográfica sobre o NEM. De acordo com os dados coletados durante a pesquisa, tem-se uma tendência maior em revogar o NEM por parte dos professores que atuam dando aula nessa “nova” modalidade de Ensino, do que os “futuros” professores de Física.

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Palavras-chave

Novo Ensino Médio; professores de Física; futuros professores de Física, “New” model for High school, Professores de Física, Physics teachers, Futuros professores de Física, future Physics teachers

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