Gamificação no Ensino de Química: Jogo "Labirinto dos Elementos" no Ensino de Tabela Periódica.

Imagem de Miniatura

Data

2023-08-24

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo investigar a potencialidade da utilização da gamificação e suas técnicas como estratégia educacional para promover o engajamento e motivação dos alunos no ensino de química na cidade de Tefé, Amazonas. Em cada etapa, foram empregadas metodologias de trabalho específicas e direcionadas para alcançar os objetivos propostos da pesquisa. Os resultados mostram que a gamificação apesar de ser uma metodologia ativa com potencial para dinamizar ambientes de aprendizagem e proporcionar uma aprendizagem significativa aos alunos ainda não está sendo plenamente explorada na escola. Tanto a professora da turma quanto os alunos entrevistados não estão familiarizado com o terno gamificação na educação, desconhecendo suas técnicas e mecanismos. É importante ressaltar que a atividade gamificada aplicada recebeu avaliação positiva dos alunos, que destacaram se sentirem motivados e que o jogo “Labirinto dos Elementos” ajudou na aprendizagem do conteúdo de tabela periódica. Além disso, a maioria dos alunos teve um desempenho satisfatório no exercício avaliativo pós-jogo. Portanto, a utilização da gamificação em sala de aula pode ser uma estratégia eficaz para quebrar a rotina das aulas e despertar o interesse dos alunos nos conteúdos de Química.

Descrição

Palavras-chave

Gamificação, Gamification, Aprendizagem significativa, Meaningful learning, Ensino de Química, Chemistry teaching

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por