O Papel das TDICS No Ensino De Química: Investigando a Contribuição de Aplicativos de Smartphone para o Ensino de Geometria Molecular
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Data
2023-03-27
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O presente estudo tem como objetivo investigar a viabilidade do uso das TDICs
como ferramenta educacional no ensino de química na cidade de Tefé, Amazonas. Esta
pesquisa teve duração de dois anos e foi realizada em três etapas distintas, como parte das
atividades de extensão promovidas pelo Campus Tefé (CEST-UEA) da Universidade do
Estado do Amazonas. Em cada etapa, foram empregadas metodologias de trabalho
específicas e direcionadas para alcançar os objetivos propostos da pesquisa. Notamos
neste estudo que os professores entrevistados não utilizam as TDICs por falta de domínio
e capacitação. Além disso, todos os professores entrevistados discordam que o uso de
TDICs em sala de aula aumenta a interatividade entre alunos e professores, considerando
que, na opinião deles, o uso de TDICs apenas favorece a individualização do ensino. Os
dados obtidos são preocupantes e sugerem que os professores entrevistados possuem uma
visão equivocada sobre o uso das TDICs no processo de ensino e aprendizagem, uma vez
que discordam que seu uso pode aumentar a interatividade entre alunos e professores. Os
alunos avaliaram positivamente a metodologia utilizada nesta pesquisa e afirmaram que
a aula ficou mais atrativa e dinâmica. Essa avaliação ressalta a eficácia da abordagem
escolhida e o engajamento dos estudantes durante o processo de aprendizagem. Além
disso, a maioria dos alunos teve um desempenho satisfatório no questionário de geometria
molecular, quando as TDICs foram utilizadas. Portanto, a utilização de TDICs em sala de
aula pode ser uma estratégia eficaz para quebrar a rotina das aulas e despertar o interesse
dos alunos nos conteúdos abordados. Isso pode favorecer uma compreensão mais
profunda e interativa do conhecimento, e os professores devem ser capacitados e
incentivados a utilizar essas tecnologias para melhorar a qualidade do ensino.
Descrição
Palavras-chave
TDICs, TDICs, Aplicativos móveis, Mobile apps, Ensino de Química, Chemistry teaching, Geometria molecular, Geometry molecular