Jogos didáticos: um caminho para a educação inclusiva no componente curricular de história
Nenhuma Miniatura Disponível
Arquivos
Data
2024-02-24
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) aborda o tema “Jogos
didáticos: um caminho para a educação inclusiva no componente curricular de
História”. O mesmo tem como objetivo geral analise da importância do jogos na
perspectiva do ensino da História. E os objetivos específicos são: identificar de
que forma o lúdico contribuiu no processo de ensino e de aprendizagem do
estudante; destacar as principais contribuições dos jogos no processo de
inclusão de pessoas com deficiência; estudar as contribuições da utilização dos
jogos como recurso didático pedagógico educativo e inclusivo no ensino de
História. Para a elaboração do referencial teórico, realizou-se a pesquisa
bibliográfica e análise qualitativa onde buscou-se fundamentar em leituras de
livros e artigos que abordam o tema apresentado. E para a análise dos dados foi
desenvolvido a pesquisa de forma qualitativa e sob o enfoque descritivo, visando
desenvolver uma interpretação das obras utilizadas sobre a construção e
atuação da inclusão no processo de aprendizagem da disciplina de História por
meio de atividades lúdicas. Como principais resultados destaca-se os jogos
utilizados de maneira de maneira correta pode contribuir com o processo de
inclusão escolar do estudante com deficiência. Assim, para se elaborar o
embasamento teórico, utilizou-se obras dos seguintes autores: Arnais (2012),
Brasil (1988), Ministerio da educação e do Desporto (1998), Busigni (2013),
Carmo (2015), Dos Santos Silva (2022), Galego (2009), Duk (2006), Giacomoni
(2018), Glat (2013), Huizinga (1990) e Kishimoto (1990).
Descrição
Palavras-chave
Ensino de história, Teaching History, Inclusão escolar, School inclusion, Ludicidade, Playfulness, Jogos educativos, Educational games