Mamíferos atropelados e a fauna cinegética em duas estradas secundárias de Tefé,Am.

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Data

2024-02-23

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Construções lineares, como estradas e rodovias, contribuem significativamente para alterações de hábitats da fauna amazônica. O fluxo de veículos e a alocação humana, favorecem diversos efeitos antrópicos, como a fragmentação da floresta e a caça, além de contribuir para a defaunação indireta. Este estudo avalia os registros de atropelamentos, do menor nível taxonômico possível, de mamíferos silvestres e compara a proporção de fauna cinegética e taxa de atropelamento com outros dez estudos de fauna atropelada realizados no bioma Amazônico brasileiro. O estudo foi realizado na cidade de Tefé no estado do Amazonas, no período de agosto de 2017 a agosto de 2022, em 12,3 km na estrada da Agrovila e 12,8 km em EMADE. Foram realizadas saídas a campo semanais na Agrovila e mensais da EMADE por dois ou mais pesquisadores utilizando bicicleta. Como resultado foram registrados 187 mamíferos atropelados, pertencentes a 12 espécies. Didelphiomorphia (42,8%) e Chiroptera (42,1%) foram as ordens mais representativas. Mucura Didelphis marsupialis (34,2%) foi a espécie mais atropelada, seguida pelo rato-do-mato Rattus norvegicus (3,7%) e o morcego Carollia perspicillata (3,2%). A taxa de atropelamento de 8,6 ind/km/ano, está entre as maiores entre os estudos do Amazonas. Por outro lado, nenhuma espécie cinegética foi encontrada, ao contrário do que ocorreu na maioria dos estudos similares realizados na região Amazônica. Este estudo evidencia a necessidade de se compreender melhor os padrões de atropelamento que estão ocorrendo em estradas secundárias amazônicas

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Palavras-chave

Mamíferos, Mammals, ecologia de estradas, road ecology, fauna cinegética, roadkill, impacto de estradas, road impact, Tefé, Amazonas, Brasil, Amazonas, Brazil

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