As contribuições do projeto didático de gênero (PDG) artigo de opinião no processo de ensino aprendizagem no Centro de Estudos Superiores de Tefé-CEST

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Data

2020-11-10

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho cujo tema As Contribuições do Projeto Didático de Gênero (PDG) Artigo de Opinião no Processo de Ensino Aprendizagem no Centro de Estudos Superiores – CEST – Tefé – Amazonas objetivou evidenciar que a metodologia baseada em Projeto Didático de Gênero – Artigo de Opinião é um instrumento de ensino e incentivo à leitura, escrita e oralidade de textos no processo de ensino aprendizagem tanto dos acadêmicos do CEST, que aprenderão novos conhecimentos, quantos dos alunos do ensino médio, se essa metodologia lhes for transmitida. A problemática surgiu ao ser questionado se os docentes do CEST/UEA utilizam o PDG como metodologia para minimizar as dificuldades de leitura, escrita e oralidade dos respectivos alunos do ensino médio. A pesquisa bibliográfica fundamentou-se em Severino (2007), Lakatos (2017), Cervo (2007), Prestes (2019) e Figueiredo (2008). A metodologia guiou-se pela pesquisa de campo com levantamento bibliográfico, método indutivo e técnica do questionário adotado para colher informações. Os resultados indicam que o Artigo de Opinião é um gênero necessário, na referida instituição de ensino, porque além de ser relevante busca respeitar as ideias do interlocutor e desenvolve o poder de argumentação do escritor para persuasão do leitor. Desse modo, ressaltamos que o tema da pesquisa é fundamental e necessário, pois desenvolve a capacidade argumentativa do escritor na ânsia de convencimento do leitor e evidencia que a tarefa da escola é contribuir para a formação de cidadãos tornando-os mais autônomos e críticos através do uso da palavra

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PDG-Artigo de opinião. Processo de ensino Aprendizagem. Formação., PDG-opinion article. Teaching and learning Process. Formation.

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