Os desafios enfrentados por professores na inclusão de estudantes com deficiência, em uma escola no município de Tefé-Amazonas

Nenhuma Miniatura Disponível

Data

2022-10-21

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A pesquisa intitulada “Os Desafios Enfrentados por Professores na Inclusão de Estudantes com Deficiência, em uma Escola no Munícipio de Tefé- Amazonas” tem como objetivo geral analisar os desafios enfrentados por professores na inclusão de estudantes com deficiência, em uma escola no munícipio de Tefé- Amazonas. E como objetivos específicos: identificar as demandas dos professores para incluir estudantes com deficiência; identificar as barreiras existentes no processo de inclusão escolar; refletir sobre a prática educativa vivenciada diariamente no contexto da sala de aula comum; conhecer os recursos e estratégias que os professores utilizam no processo de inclusão de estudantes com deficiência. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa de campo para que fosse possível chegar aos objetivos da pesquisa. A mesma possui uma abordagem qualitativa, sendo possível a análise de dados que coletados através de entrevista estruturado com as três professoras investigadas que atuam na escola em questão. Os principais resultados analisados demonstram como as professoras se desenvolvem para incluir os alunos em sala de aula, levando em consideração a peculiaridade do aluno, visando tornar a sala de aula inclusiva. Em síntese, foi possível chegar à conclusão que a escola não possui uma estrutura adequada para inserir o aluno PcD, pois as professoras atuam com os recursos mínimos que lhes é ofertado, assim como a escola não fornece uma capacitação para preparar o professor e que assim o mesmo se sinta preparado para lidar com os alunos de um modo geral.

Descrição

Palavras-chave

: Educação Inclusiva; Estudantes com deficiência; Escola pública., Inclusive Education; Students with disabilities; Public school.

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por