Os desafios enfrentados por professores na inclusão de estudantes com deficiência, em uma escola no município de Tefé-Amazonas
Nenhuma Miniatura Disponível
Arquivos
Data
2022-10-21
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A pesquisa intitulada “Os Desafios Enfrentados por Professores na Inclusão de Estudantes com
Deficiência, em uma Escola no Munícipio de Tefé- Amazonas” tem como objetivo geral
analisar os desafios enfrentados por professores na inclusão de estudantes com deficiência, em
uma escola no munícipio de Tefé- Amazonas. E como objetivos específicos: identificar as
demandas dos professores para incluir estudantes com deficiência; identificar as barreiras
existentes no processo de inclusão escolar; refletir sobre a prática educativa vivenciada
diariamente no contexto da sala de aula comum; conhecer os recursos e estratégias que os
professores utilizam no processo de inclusão de estudantes com deficiência. Como
procedimentos metodológicos, utilizou-se a pesquisa de campo para que fosse possível chegar
aos objetivos da pesquisa. A mesma possui uma abordagem qualitativa, sendo possível a análise
de dados que coletados através de entrevista estruturado com as três professoras investigadas
que atuam na escola em questão. Os principais resultados analisados demonstram como as
professoras se desenvolvem para incluir os alunos em sala de aula, levando em consideração a
peculiaridade do aluno, visando tornar a sala de aula inclusiva. Em síntese, foi possível chegar
à conclusão que a escola não possui uma estrutura adequada para inserir o aluno PcD, pois as
professoras atuam com os recursos mínimos que lhes é ofertado, assim como a escola não
fornece uma capacitação para preparar o professor e que assim o mesmo se sinta preparado para
lidar com os alunos de um modo geral.
Descrição
Palavras-chave
: Educação Inclusiva; Estudantes com deficiência; Escola pública., Inclusive Education; Students with disabilities; Public school.