Ensino Remoto Emergencial no contexto pandêmico da Covid -19 no curso de Licenciatura em Química do CEST/UEA
Nenhuma Miniatura Disponível
Arquivos
Data
2022-10-20
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O ensino presencial nas instituições públicas e privadas foi suspenso em todos os níveis
escolares por causa da proliferação do Novo Coronavírus. Entender como se deu o processo de
aprendizagem na pandemia da COVID-19 é de suma importância. Nesse sentido, esse trabalho
objetivou investigar as percepções dos alunos do Curso de Licenciatura em Química (CLQ) no
Ensino Remosto Emergencial (ERE). A metodologia utilizada para realizar o levantamento dos
dados, foi entregar formulários via on-line e impresso. As análises dos dados, mostraram as
aulas remotas síncronas no período do ERE não foram possíveis, principalmente pala falta de
acessibilidade de equipamentos de informática e internet de qualidade. O uso das Tecnologias
da Informação e Comunicação (TIC´s) para o compartilhamento de arquivos de texto e
videoaulas foi uma alternativa para mitigar os problemas de conectividade dos alunos dos
municípios do interior do estado do Amazonas. Alguns professores disponibilizaram arquivos
para os alunos através da secretaria do CLQ. Portanto, mesmo com todas as dificuldades de
internet os alunos consideram que o uso das TIC´s foi de suma importância no processo
formativo do CLQ, no entanto, o uso dessas ferramentas foi prejudicado devido à internet.
Descrição
Palavras-chave
Ensino de Química, Chemistry Teaching, Tecnologias digitais, Digital technologies, Ensino remoto, Remote learning, Covid-19, Covid-19