Minas do RAP e Breakdance em Manaus: da zona de conforto para a zona de confronto

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Data

2020-05-20

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Esta pesquisa é decorrente de inquietações sobre o porquê da pequena participação de mulheres envolvidas no Hip Hop na cidade de Manaus. Devido à pouca existência de pesquisas acadêmicas sobre mulheres no Hip Hop, surgiu o impulso da realização de uma pesquisa que problematize essa situação. Esse estudo tem como objetivo principal compreender a participação e os olhares das mesmas no movimento Hip Hop em Manaus. Aqui apresentaremos o Hip Hop como elemento ativo e como um grito pela legitimação de comunidades e do povo que nelas habitam, e nesse contexto, abordaremos a importância das mulheres nesse movimento, assim como suas experiências vividas dentro deste. A referida pesquisa é inteiramente qualitativa, assim, a metodologia utilizada para coleta de dados se deu através de entrevistas realizadas com cinco mulheres protagonistas atualmente no Hip Hop em Manaus, a fim de ouvir sobre suas experiências. De um modo geral, a pesquisa percebe que coletivos e eventos voltados especificamente para mulheres são importantes estratégias de fortalecimento do gênero no movimento, e que a consciência política nas participantes que atuam no Rap é desenvolvida com maior intensidade do que nas atuantes no Breakdance. Para conduzir estas discussões, utilizamos autores como Zygmunt Bauman, Stuart Hall, Judith Butler, Michele Perrot, Sérgio Leal e Andréia Moasab, assim como outros teóricos.

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Palavras-chave

Representatividade, Hip Hop em Manaus, Mulher

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