A Construção de representações discursivas em publicidades turísticas sobre o Estado do Amazonas

Imagem de Miniatura

Data

2018-05-26

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

RESUMO A pesquisa foi desenvolvida de forma interdisciplinar com o auxílio de Teorias como a da Análise de Discurso Crítica (FAIRCLOUGH, 2001; 2003), da Multimodalidade (KRESS; van LEEUWEN, 1996; van LEEUWEN, 2008), correlacionadas com as Teorias sobre Cultura, Identidade, Marcas-Branding e Turismo. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como se constituem as representações discursivas em publicidades turísticas sobre o estado do Amazonas, materializadas nas práticas sociais e discursivas, e quais elementos linguísticos e discursivos são empregados pelos produtores dos textos, que podem se constituir na naturalização e na perpetuação de dados recortes discursivos. Para isso, o corpus constitui-se de publicidades turísticas produzidas e veiculadas nos sites do Ministério do Turismo e da Amazonastur, por agências de viagens locais e por uma companhia aérea, analisando ainda quais aspectos são privilegiados na construção da imagem turística do estado e quais atores sociais são mais evidenciados. Percebeu-se que o Ministério do Turismo, a Amazonastur, as agências de turismo locais e a Companhia aérea aliam-se discursiva, verbal e visualmente ao construírem discursos em sua maioria voltados à exaltação das riquezas naturais do estado. Além disso, os atores sociais recorrentes são a floresta, os rios e os animais da região. Desse modo, um discurso que intenta ser diferenciado apenas reforça um caráter idílico e exótico que contribui para construir representações recorrentes desde a época do descobrimento, quando o aspecto naturalístico do Brasil era o principal mote para atrair pioneiros para espaços a serem desbravados. Como uma das possíveis propostas, esta pesquisa sugere a criação de uma marca que agregue todos os elementos representativos do Amazonas que possa servir de referência e, ao mesmo tempo, com um diferencial de uma região que se destaca não só por sua natureza, mas por sua preservação. Palavras-chave: Discurso. Publicidade turística. Amazonas. Representação. Marca.

Descrição

Palavras-chave

Discurso, Publicidade turística, Amazonas, Turismo

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por