Cartografia do expressionismo na literatura de língua portuguesa

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Data

2018-08-24

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

RESUMO O tema da presente pesquisa insere-se no campo dos estudos interartes, relacionando literatura, teatro e cinema a fim de investigar a incidência da estética expressionista na literatura de língua portuguesa, a partir do estudo crítico de duas peças teatrais do escritor português Raul Brandão (1867-1930) e de duas peças do escritor brasileiro Nelson Rodrigues (1912-1980). Do autor lusitano, serão analisados os dramas O Gebo e a Sombra (1923) e O Avejão: Episódio Dramático (1929); do autor brasileiro, as peças psicológicas Vestido de Noiva (1943) e Valsa no6 (1951). Num primeiro momento, no entanto, será mapeado o impacto da estética expressionista na arte cinematográfica, desde os anos 1920 ao início do século XXI, com base em teóricos como Roger Cardinal, R.S.Furness e Lotte H. Eisner. Em seguida, para a abordagem do teatro de Raul Brandão, contaremos com as reflexões de estudiosos como Vítor Viçoso, Eduardo Lourenço e Otto Maria Carpeaux, além de diversos outros teóricos cujos artigos sobre o escritor português foram reunidos e organizados em livro por Otávio Rios Portela. Quanto à dramaturgia de Nelson Rodrigues, além dos estudos de Sábato Magaldi sobre o seu teatro em geral, será de fundamental importância as constatações de Eudinyr Fraga a respeito dos recursos expressionistas na obra do dramaturgo brasileiro. Por fim, apesar de o Expressionismo ser a viga-mestra que atravessa e norteia toda esta pesquisa, serão comentados outros tópicos igualmente relevantes para a compreensão da obra e do pensamento dos dois autores em questão. Palavras-chave: Expressionismo. Literatura. Cinema. Raul Brandão. Nelson Rodrigues.

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Palavras-chave

Expressionismo, Literatura, Cinema, Raul Brandão, Nelson Rodrigues

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