“Nossa sala de aula será o Médio Solimões”: A aprendizagem no contexto do Centro Vocacional Tecnológico – Tecnologias Sociais da Amazônia

Imagem de Miniatura

Data

2018-08-22

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi analisar o processo de aprendizagem no Centro Vocacional Tecnológico –Tecnologias Sociais da Amazônia (CVT-TSA) do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), com sede no município de Tefé/AM. Para descrever/ analisar as aprendizagens foram utilizadas a abordagem da aprendizagem situada (LAVE e WENGER, 1991) assim como a entendimento da educação da atenção (INGOLD, 2010). Teorias que permitiram caminhar dentre as diversidades e complexidade das aprendizagens existentes. O estudo aborda o processo de aprendizagem como parte do coletivo e não como um fenômeno individual e psicológico, ou seja, participação e a aprendizagem são inseparáveis e estão intimamente relacionadas. (LAVE, 1996). A metodologia utilizada é desenvolvida a partir da abordagem qualitativa por meio da pesquisa etnográfica. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram observação participante, pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Com isso foi possível revelar que as aprendizagens no contexto do CVT/TSA se deram a partir de vários eventos pedagógicos na qual permitiu com que os estudantes atuassem como protagonistas de suas aprendizagens, a participação nas tomadas de decisões apontam que durante o processo da primeira turma, o CVT se propôs seguir um percurso em direção a uma educação diferenciada, essa trajetória passou por diversos momentos de dificuldades, revelando que, qualquer agente ou instituição que se propõe trabalhar com uma educação que promova verdadeiramente a autonomia dos sujeitos é um grande desafio

Descrição

Palavras-chave

Educação diferenciada, Aprendizagem, Identidade, Tecnologias Sociais

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por