Educação no campo: uma análise dos desafios encontrados pelos docentes da educação básica durante a pandemia da Covid-19
Arquivos
Data
2023-03-31
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Desde a confirmação do primeiro caso de covid-19 no Brasil no início de 2020, estamos buscando meios para nos adaptarmos à nova realidade imposta pelo vírus. Permanecer em casa tornou-se seguro e um dos maiores privilégios restritos à maior parte dos brasileiros. Todas as dimensões da vida sofreram alterações. O trabalho de ensinar foi essencialmente redimensionado. Essa dissertação teve como objetivo principal pesquisar e analisar os desafios encontrados pelos professores, alunos e seus familiares e pela coordenação pedagógica da zona rural do município do Careiro durante o período de quarentena da Covid-19 em 2020 e 2021. E como objetivos secundários: contextualizar pandemias que assolaram a humanidade ao longo da história, além de trazer produções acadêmicas que tenham como palavras-chaves covid-19, Amazonas e Educação do Campo. Foram utilizados como recursos metodológicos para levantamento de dados a pesquisa bibliográfica e a aplicação de uma entrevista semiestruturada seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pela Organização Mundial de Saúde para a contenção da transmissão do novo Coronavírus. A pesquisa dialoga com Miguel Arroyo, Mônica Molina, Roseli Caldart e autores que atuam na Educação do Campo no contexto amazônico como Heloísa Borges e Salomão Hage, além de escritos do infectologista Stefan Cunha Ujvari, Lilia Schwarcz, David Killingray e demais autores que atuam pesquisando e escrevendo sobre pandemias, epidemias e endemias ao longo da história. Os principais desafios que apareceram como resultado da pesquisa foram os de cunho emocional, psicológico, tecnológico, geográfico, econômico, formação/educacional e de comunicação. Contudo, mesmo vivenciando um período extremamente desafiador, pais, professores e demais funcionários da escola se dedicaram ao máximo para que os impactos no processo de ensino e aprendizagem dos alunos fossem os mínimos possíveis.
Descrição
Palavras-chave
Pandemia, Maestros Educación en el Campo, Educação no Campo, Amazônia
Citação
MARTINS, Carla Kiane da Silva. Educação no campo: uma análise dos desafios encontrados pelos docentes da educação básica durante a pandemia da Covid-19. 2023. Dissertação. (Mestrado em Ciências Humanas). Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2023