O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental

Imagem de Miniatura

Data

2018-11-23

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Descrição

Este trabalho tem como enfoque o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Procurando atender a um novo olhar no ensino e aprendizagem da Matemática este trabalho tem como objetivo geral contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9° ano do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: identificar as etapas do processo de ensino e aprendizagem da Matemática utilizando a Engenharia Didática; apresentar as fases da engenharia didática; relacionar o uso do teodolito caseiro com o ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo. A opção metodológica utilizada neste trabalho de conclusão de curso foi à pesquisa qualitativa e a modalidade escolhida foi o estudo de caso. Após o estudo da metodologia da engenharia didática, da construção e aplicação do teodolito caseiro e também da análise dos questionários aplicados foram obtidos resultados positivos no ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo no 9°ano do ensino fundamental, pois facilitou na aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave

Relações Trigonométricas, Engenharia Didática, Teodolito

Citação

PERES, Carlos Augusto Vieira. O Ensino das relações trigonométricas no triângulo retângulo utilizando o teodolito caseiro e a metodologia da engenharia didática no 9º ano do ensino fundamental. Manaus: Universidade do Estado do Amazonas, 2018.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por