A exclusão que disciplina e a disciplinaridade que exclui: há filosofia na matemática ou há matemática na filosofia?
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Data
2017-08-29
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Descrição
O texto inaugura reflexões de um projeto de pesquisa, objetivando analisar o impacto da formação acadêmica na vida profissional dos alunos egressos das Licenciaturas em Pedagogia, Matemática e Ciências Biológicas de uma universidade pública de Manaus. A etapa inicial da pesquisa trata dos eixos de formação de cada curso. O artigo pretende pontuar aspectos do trabalho docente na disciplina História da Matemática, concebendo a formação docente como construção epistêmica ancorada no ensino, na pesquisa e na extensão. Daí elegermos a História da Matemática como um dos eixos da ação-reflexão-ação do conhecimento matemático. A pesquisa bibliográfica, documental e a coleta de dados empíricos subsidiará a investigação, visando contribuir para as discussões do perfil profissional, as perspectivas dos acadêmicos e as demandas do mundo do trabalho. Tem-se como um dos resultados propostos a elaboração de um relatório consubstanciado, evidenciando parâmetros qualitativos que contribuam para a avaliação e reformulação dos cursos em tela.
Palavras-chave
Formação docente, História da Matemática, Filosofia