A Constituição de uma professora emancipadadora no ensino de ciências

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Data

2018-12-05

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Esta monografia intitulada “A constituição de uma professora emancipadora no Ensino de Ciências” trata-se do trabalho de conclusão do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Configura-se em uma retomada do percurso vivido no Ensino Fundamental, no Ensino Médio, na universidade (monitoria, PIBID, algumas disciplinas, monitoria, estágio), entrelaçado por situações consideradas relevantes para a escolha da docência como profissão e da emancipação como elemento constituinte do Ensino de Ciências, ou seja, a reflexão articula experiências vivenciadas que possibilitaram a formação de uma professora emancipadora no Ensino de Ciências. Desse modo, o objetivo geral que impulsionou a autora no decorrer da pesquisa foi: compreender a partir das experiências de vida, os contornos de uma prática docente no Ensino de Ciências para emancipação do sujeito; os objetivos específicos foram: narrar episódios da vida escolar e acadêmica que retratam experiências para a constituição da docência; compreender de que modos as experiências vivenciadas na vida escolar e acadêmica possibilitaram uma formação para a emancipação no Ensino de Ciências; identificar os enfrentamentos e possibilidades que permeiam a formação/atuação de uma professora emancipadora no Ensino de Ciências. Acreditando que as experiências vividas desde o período inicial inicial do processo educacional estão presentes na vida do profissional de educação, abarcando que a prática rememorativa possibilita a interação entre o passado e o presente, elegeu-se o Método Autobiográfico por considerá-lo mais apropriado para o trabalho com o resgate de memórias, procurando estabelecer uma relação dessa prática com os autores abordados. Compreendeu-se que os saberes formativos entrelaçados com as vivências do cotidiano, mobilizaram a entender o Ensino de Ciências como percursor da emancipação. Nesta proposta de rememoração foi possível, (re) descobrir uma formação para o exercício docente capaz de promover um ensino crítico e reflexivo aos educandos.

Descrição

Palavras-chave

Ensino de Ciências, Science Teaching, Emancipação, Emancipation, Experiências, Experiences

Citação

BARROS, Gisele Kelly da Silva. A Constituição de uma professora emancipadora no ensino de ciências. 2018, 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.

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