A constituição docente frente ao cuidado de si: a fabricação de uma docência em ensino religioso nos anos iniciais
Arquivos
Data
2021-08-02
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Esta pesquisa se apresenta como uma caminhada em busca de compreender a minha
constituição como docente para atuar na disciplina de Ensino Religioso nos anos
iniciais do Ensino Fundamental. Narro minhas experiências com a disciplina em
estágios à luz da ferramenta cuidado de si de Michel Foucault. A temática surge a
partir de inquietações e questionamentos acerca da organização das práticas na
disciplina de Ensino Religioso na escola pública. Para tanto, o objetivo geral que
orienta esta pesquisa é compreender como se constitui a docência em Ensino
Religioso nos anos iniciais frente ao cuidado de si. Os objetivos específicos são:
Estudar o cuidado de si e sua relação com docência, no primeiro capítulo. Narrar
acontecimentos da vida que evidenciam a relação com o Ensino Religioso, no capítulo
seguinte; e Delinear uma docência em Ensino Religioso pautado no cuidado de si.
Encontro nesta ferramenta a possibilidade de (re)visitar minhas memórias a fim de
compreender as forças que atravessam minhas concepções e de que maneira posso
(re)significá-las enquanto futura docente a partir dessas reflexões. Como base teórico metodológica utilizo Michel Foucault e a linha das pesquisas pós-críticas em
educação, na qual a empiria é constituída por episódios vividos entre os estágios na
universidade.
Descrição
Palavras-chave
Ensino Religioso, Religious education, Cuidado de si, Take care of yourself, Experiências, Experience
Citação
FERREIRA, Julie Kaila de Oliveira. A constituição docente frente ao cuidado de si: a fabricação de uma docência em ensino religioso nos anos iniciais. 2021. 46 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.