A constituição docente frente ao cuidado de si: a fabricação de uma docência em ensino religioso nos anos iniciais

Imagem de Miniatura

Data

2021-08-02

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Esta pesquisa se apresenta como uma caminhada em busca de compreender a minha constituição como docente para atuar na disciplina de Ensino Religioso nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Narro minhas experiências com a disciplina em estágios à luz da ferramenta cuidado de si de Michel Foucault. A temática surge a partir de inquietações e questionamentos acerca da organização das práticas na disciplina de Ensino Religioso na escola pública. Para tanto, o objetivo geral que orienta esta pesquisa é compreender como se constitui a docência em Ensino Religioso nos anos iniciais frente ao cuidado de si. Os objetivos específicos são: Estudar o cuidado de si e sua relação com docência, no primeiro capítulo. Narrar acontecimentos da vida que evidenciam a relação com o Ensino Religioso, no capítulo seguinte; e Delinear uma docência em Ensino Religioso pautado no cuidado de si. Encontro nesta ferramenta a possibilidade de (re)visitar minhas memórias a fim de compreender as forças que atravessam minhas concepções e de que maneira posso (re)significá-las enquanto futura docente a partir dessas reflexões. Como base teórico metodológica utilizo Michel Foucault e a linha das pesquisas pós-críticas em educação, na qual a empiria é constituída por episódios vividos entre os estágios na universidade.

Descrição

Palavras-chave

Ensino Religioso, Religious education, Cuidado de si, Take care of yourself, Experiências, Experience

Citação

FERREIRA, Julie Kaila de Oliveira. A constituição docente frente ao cuidado de si: a fabricação de uma docência em ensino religioso nos anos iniciais. 2021. 46 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por