O Desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental
Arquivos
Data
2018-12-12
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Ao longo dos estudos realizados no curso de Pedagogia constata-se a importância do desenvolvimento psicomotor para o desenvolvimento e aprendizagem das crianças na educação infantil. Por essa razão optamos por realizar uma pesquisa que teve como objeto de estudo a psicomotricidade e suas contribuições para o processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. O objetivo do estudo foi: compreender a importância do desenvolvimento psicomotor da criança para o seu processo de aprendizagem. E, por objetivos específicos: 1. Conhecer o desenvolvimento psicomotor e sua importância para o processo ensino-aprendizagem; 2. Identificar, nas observações realizadas na escola, como o desenvolvimento psicomotor vem sendo estimulado e como ele contribui para a aprendizagem; 3. Analisar, à luz da percepção dos professores, a importância do desenvolvimento psicomotor para a aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologicamente o trabalho se configura como uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, que teve como sujeitos da pesquisa: quatro professoras, sendo duas do ensino fundamental e duas da educação infantil da rede pública e/ou privada do município de Manaus. Os instrumentos de coleta de dados foram: caderno de campo e um questionário, o método de análise dos dados foi a análise de conteúdo, de Bardin. Este trabalho científico está organizado em dois capítulos, que trazem simultaneamente as questões teóricas sobre a temática bem como os dados coletados no contexto da pesquisa de campo. Assim, trouxemos no estudo um exposição sobre a definição de psicomotricidade na visão de autores como Alves (2012), Bastos (2001), Bueno (2013), Fonseca (1988), Gonçalves (2010), Oliveira (2007) e dos professores entrevistados; as etapas do desenvolvimento psicomotor e sua importância para a aprendizagem; a relevância da psicomotricidade dentro da formação dos professores que atuam na educação infantil e no ensino fundamental, bem como as dificuldades no processo de aprendizagem das crianças apontadas pelos professores entrevistados, como consequência do atraso psicomotor. Os principais teóricos do estudo foram: Le Bouch (1987), Ajuriaguerra (1980), Harrow (1972), Wallon (1979), Dupré (1909).
Descrição
Palavras-chave
Psicomotricidade, Psychomotricity, Estímulo Psicomotor, Psychomotor stimulus, Processo ensino-aprendizagem, Teaching-learning process
Citação
BATISTA, Iane Soares. O Desenvolvimento psicomotor e a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018, 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.