Os desafios da educação na perspectiva inclusiva: o que pensam os professores?

Imagem de Miniatura

Data

2018-12-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

A prática educacional inclusiva parece ser ainda um grande desafio para os professores, percepção construída a partir das observações realizadas nos contextos de estágio e também no local onde atuamos como docente. Dessa forma a pesquisa nasce tendo como questionamentos se todos os professores sentiam dificuldade em realizar a educação inclusiva sala de aula? Se sentem dificuldades e se apontam desafios, quais são? Para conhecer essas percepções nos propomos a desenvolver este estudo, com abordagem qualitativa, dos tipos bibliográfica e de campo, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário, aplicado tanto com professores de escolas públicas e privadas, na perspectiva de conhecer distintas percepções do fenômeno da educação inclusiva. Assim, a pesquisa não teve uma única escola como lócus, contemplando 06 professores que atuam em escolas das zonas sul, leste, centro oeste, norte e zona rural da cidade de Manaus. Como método da pesquisa, os estudos se embasaram na perspectiva socio-histórica. Consideramos este trabalho relevante pela necessidade de conhecermos a percepção dos professores para refletirmos sobre a prática pedagógica num modelo educacional que oportunize o desenvolvimento humano por meio da educação na perspectiva inclusiva. Dessa forma, o estudo nos possibilitou conhecer a história da Educação Especial no Brasil, as percepções que os professores têm a respeito dos desafios e possibilidades da educação na perspectiva inclusiva, bem como a implementação de estratégias metodológicas que contribuam para o desenvolvimento integral dos sujeitos. Da mesma forma, o estudo suscitou uma análise de pós e contras dessa educação inclusiva, na perspectiva dos professores.

Descrição

Palavras-chave

Percepção dos Professores, Teacher Perception, Educação Inclusiva, Inclusive education, Formação de Professores, Teacher training

Citação

MONTEIRO, Jória Pereira. Os desafios da educação na perspectiva inclusiva: o que pensam os professores? 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por