Formação continuada no Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP): uma contribuição essencial para o atendimento de alunos com deficiência visual

Imagem de Miniatura

Data

2020-12-07

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente estudo discorre sobre a contribuição da formação continuada para o atendimento de alunos com deficiência visual, este, traz como abordagem epistemológica a visão social sobre as pessoas com deficiência visual. Assim, teve-se como objetivo geral conhecer o trabalho e a contribuição de um Apoio Pedagógico para o atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) para a formação continuada de professores que atuam com estudantes com deficiência visual na rede estadual de ensino em Manaus. E, como objetivos específicos: compreender o funcionamento do Centro de Apoio Pedagógico para o atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP); identificar os cursos de formação continuada realizados no CAP; e verificar a contribuição da formação para os professores que atendem estudantes com deficiência visual no ensino comum. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, descritiva e de campo. A investigação ocorreu no CAP/AM a partir da consulta de documentos e envolveu 28 sujeitos que participaram do curso de formação continuada no período de 2017 a 2019. Para a coleta de dados utilizou-se de um questionário semiestruturado que foi encaminhado para os participantes por meio da ferramenta do Google Forms. Os dados evidenciam a importância do CAP/AM para a formação continuada no Estado do Amazonas; necessidade de investimento (financeiro, recursos humanos, materiais) e fortalecimento das ações desenvolvidas, como a ampliação de novos curso e ofertas.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Teacher Training, Deficiência Visual, Visual Impairment, Apoio Pedagógico para o atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), Pedagogical support for assisting Visually Impaired People (CAP)

Citação

MOTTA, Beatriz Viana. Formação continuada no Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) - uma contribuição essencial para o atendimento de alunos com deficiência visual. 2020. 91 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por