Formação continuada no Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP): uma contribuição essencial para o atendimento de alunos com deficiência visual
Arquivos
Data
2020-12-07
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
O presente estudo discorre sobre a contribuição da formação continuada para o
atendimento de alunos com deficiência visual, este, traz como abordagem
epistemológica a visão social sobre as pessoas com deficiência visual. Assim, teve-se
como objetivo geral conhecer o trabalho e a contribuição de um Apoio Pedagógico
para o atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) para a formação
continuada de professores que atuam com estudantes com deficiência visual na rede
estadual de ensino em Manaus. E, como objetivos específicos: compreender o
funcionamento do Centro de Apoio Pedagógico para o atendimento às Pessoas com
Deficiência Visual (CAP); identificar os cursos de formação continuada realizados no
CAP; e verificar a contribuição da formação para os professores que atendem
estudantes com deficiência visual no ensino comum. Trata-se de uma pesquisa com
abordagem qualitativa, descritiva e de campo. A investigação ocorreu no CAP/AM a
partir da consulta de documentos e envolveu 28 sujeitos que participaram do curso de
formação continuada no período de 2017 a 2019. Para a coleta de dados utilizou-se de
um questionário semiestruturado que foi encaminhado para os participantes por meio
da ferramenta do Google Forms. Os dados evidenciam a importância do CAP/AM para
a formação continuada no Estado do Amazonas; necessidade de investimento
(financeiro, recursos humanos, materiais) e fortalecimento das ações desenvolvidas,
como a ampliação de novos curso e ofertas.
Descrição
Palavras-chave
Formação de professores, Teacher Training, Deficiência Visual, Visual Impairment, Apoio Pedagógico para o atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP), Pedagogical support for assisting Visually Impaired People (CAP)
Citação
MOTTA, Beatriz Viana. Formação continuada no Centro de Apoio Pedagógico para o Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual (CAP) - uma contribuição essencial para o atendimento de alunos com deficiência visual. 2020. 91 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.