Olhares desviantes de uma estagiária: um ensino de Ciências alfabetizador

Imagem de Miniatura

Data

2021-07-19

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Neste texto, buscamos uma discussão sobre as práticas pedagógicas de Ciências e o processo de alfabetização que emerge do olhar de uma estagiária do Programa de Gestão de Alfabetização (PGA), em uma escola municipal de Manaus. Através dessa temática, procuramos problematizar as práticas pedagógicas de Ciências e suas relações com o processo de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da vivência de estagiária no PGA. Em torno disso, fez-se preciso narrarmos nossas práticas pedagógicas de Ciências, assim como discutirmos as relações entre essas práticas de Ciências e os processos de alfabetização, além de analisarmos os enunciados da relação entre as práticas de ciências e os processos de alfabetização, a partir da vivência de estagiária no PGA. Destacamos uma abordagem qualitativa mediante pesquisa narrativa autobiográfica, uma vez que a fonte da investigação foi uma vivência enquanto estagiária, antes da pandemia, partindo de observações registradas diariamente em caderno de registro. Todavia, para além dos registros no caderno, também realizamos uma exploração conceitual a partir do estudo de autores importantes da área, os documentos do PGA, depoimentos e acontecimentos. Posteriormente, esse olhar para a temática resultou em reflexões desviantes acerca de alguns pontos a partir de ações que se desdobram na aprendizagem das ciências, da leitura e escrita mais próximas das realidades das turmas. De maneira geral, há uma necessidade de enxergarmos a educação como uma constante reconstrução, através da valorização do ensino-aprendizagem, do repensar autoformativo docente, bem como a proximidade entre os saberes das ciências e a formação leitora e escritora das crianças que se fazem necessárias para além dos muros das escolas.

Descrição

Palavras-chave

Práticas pedagógicas, Pedagogical practices, Ensino de Ciências, Science teaching, Alfabetização, Literacy, Pesquisa narrativa, Narrative pesquise

Citação

GONÇALVES, Ana Paula dos Reis. Olhares desviantes de uma estagiária: um ensino de Ciências alfabetizador. 2021. 41 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por