Olhares desviantes de uma estagiária: um ensino de Ciências alfabetizador
Arquivos
Data
2021-07-19
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Neste texto, buscamos uma discussão sobre as práticas pedagógicas de Ciências e o processo
de alfabetização que emerge do olhar de uma estagiária do Programa de Gestão de
Alfabetização (PGA), em uma escola municipal de Manaus. Através dessa temática,
procuramos problematizar as práticas pedagógicas de Ciências e suas relações com o processo
de alfabetização nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da vivência de estagiária no
PGA. Em torno disso, fez-se preciso narrarmos nossas práticas pedagógicas de Ciências, assim
como discutirmos as relações entre essas práticas de Ciências e os processos de alfabetização,
além de analisarmos os enunciados da relação entre as práticas de ciências e os processos de
alfabetização, a partir da vivência de estagiária no PGA. Destacamos uma abordagem
qualitativa mediante pesquisa narrativa autobiográfica, uma vez que a fonte da investigação foi
uma vivência enquanto estagiária, antes da pandemia, partindo de observações registradas
diariamente em caderno de registro. Todavia, para além dos registros no caderno, também
realizamos uma exploração conceitual a partir do estudo de autores importantes da área, os
documentos do PGA, depoimentos e acontecimentos. Posteriormente, esse olhar para a temática
resultou em reflexões desviantes acerca de alguns pontos a partir de ações que se desdobram
na aprendizagem das ciências, da leitura e escrita mais próximas das realidades das turmas. De
maneira geral, há uma necessidade de enxergarmos a educação como uma constante
reconstrução, através da valorização do ensino-aprendizagem, do repensar autoformativo
docente, bem como a proximidade entre os saberes das ciências e a formação leitora e escritora
das crianças que se fazem necessárias para além dos muros das escolas.
Descrição
Palavras-chave
Práticas pedagógicas, Pedagogical practices, Ensino de Ciências, Science teaching, Alfabetização, Literacy, Pesquisa narrativa, Narrative pesquise
Citação
GONÇALVES, Ana Paula dos Reis. Olhares desviantes de uma estagiária: um ensino de Ciências alfabetizador. 2021. 41 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.