Entre as histórias de vida de alunos da educação de jovens e adultos e o percurso formativo de professora em formação

Imagem de Miniatura

Data

2018-12-04

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho tem como propósito conhecer quem são os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola municipal de Manaus, utilizando de suas próprias narrativas através de suas histórias de vida e o meu percurso de professora em formação. A pesquisa partiu da identificação dos elementos que caracterizam o processo educacional dos alunos, interpretando esses elementos e relacionando-os com a história de vida da futura professora-pesquisadora. Foi utilizado a entrevista narrativa para a coleta de dados dos quatro sujeitos da pesquisa por permitir que eles pudessem reconstruir suas trajetórias até chegarem a EJA, a partir de uma narrativa livre que não possui um caráter interrogativo e sim a solicitação que narrem as suas histórias de vida. A partir da descrição de cada uma das entrevistas foi percebido que apesar de terem percorrido caminhos diferentes para chegarem a EJA, havia similaridades em suas histórias que se cruzaram com os referenciais teóricos a fim de conhecer mais profundamente os alunos da EJA através de suas próprias narrativas.

Descrição

Palavras-chave

Educação de Jovens e Adultos, Youth and Adult Education, Experiências, Experiences, Histórias de vida, Life Stories

Citação

MARTINS, Selma. Entre as histórias de vida de alunos da educação de jovens e adultos e o percurso formativo de professora em formação. 2018. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2018.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por