O trabalho com projetos na educação infantil: percepções das professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil da Zona Oeste de Manaus
Arquivos
Data
2022-05-31
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A presente pesquisa visa abordar o trabalho com Projetos na Educação Infantil, a fim de
compreender como as professoras desenvolvem o trabalho com Projetos em um Centro
Municipal de Educação Infantil na Zona Oeste de Manaus. Após vivências em sala de aula
através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, percebeu-se
que a maioria dos professores utilizavam a metodologia de projetos em datas comemorativase
isso me intrigou bastante enquanto pesquisadora e futura docente. Para fundamentar esta
pesquisa, buscou-se como embasamento teórico os seguintes autores: Barbosa (2008) Antunes
(2012) Oliveira (2010) e Hérnandez (1998), e também recorremos aos seguintes documentos:
Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA (1990), a Base Nacional ComumCurricular -
BNCC (2017) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - DCNEI
(2009). Para a metodologia utilizou-se a pesquisa qualitativa, delineada pela pesquisa
bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo. Os resultados apontaram que os
projetos são ilimitados, colaborampara o desenvolvimento das crianças e possibilitamtrazer as
famílias para se tornarem participantes ativos do percurso, isso indica que os projetos são um
caminho para transformar o ambiente escolar em um espaço aberto à construção de
aprendizagens significativas para todos que deles participam e constituem umaressignificação
metodológica para o trabalho com crianças pequenas, tendo em vista que projetar exige
pesquisa, organização, planejamento e interação.
Palavras-chave: Projetos; Aprendizagem; Educação Infantil.
Descrição
Palavras-chave
Projetos, Aprendizagem, Educação infantil, Projects, Learning, Child education
Citação
SANTOS, Letícia de Souza Sansereth. O trabalho com projetos na educação infantil: percepções das professoras de um Centro Municipal de Educação Infantil da Zona Oeste de Manaus. 2022. 47 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.