Uma narrativa formativa sobre a construção da identidade docente no estágio supervisionado do curso de pedagogia da UEA em tempos de pandemia

Imagem de Miniatura

Data

2022-10-27

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente estudo aborda as narrativas acadêmicas vivenciadas durante o estágio supervisionado na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em tempos de pandemia e como isso influenciou na construção de identidade docente no curso de pedagogia da UEA. O Estágio Supervisionado na UEA compõe os componentes curriculares do curso elaborados com base na Resolução CNE/CP Nº 1, de 15/05/2006. Atualmente o Estágio Supervisionado atende à Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006, com a Resolução do CNE/CP N° 02, de 01 de julho de 2015 e a Resolução Nº 14/2019, CONSUNIV/UEA. O estágio configura-se como uma das etapas primordiais onde o professor-pedagogo em formação tem a oportunidade do contato e experiência com a sua área de atuação que influência na construção da sua identidade docente. Os aportes teóricos que dialogaram com a pesquisa foram Pimenta e Lima (2017), Pimenta, Pinto e Severo (2021), Nóvoa (2022), Passegi, Souza e Vicentini (2011) Souza e Meireles (2018), Araújo e Martins (2020), Goodson (2019). A pesquisa tem com objetivo geral compreender o processo da construção da identidade docente do Curso de Pedagogia da UEA, no estágio supervisionado em tempos de pandemia. A metodologia se estrutura como uma pesquisa qualitativa em educação, desenvolvida a partir do método narrativo, fundamentados nos relatórios do estágio supervisionado, cadernos de campo e vivências pedagógicas. Vivenciamos o estágio supervisionado em 3 (três) etapas distintas: a primeira sendo as aulas e a participação na escola, que foram realizadas através do projeto “Eba! Vamos brincar!”, este projeto foi realizado por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado do Amazonas divulgado em plataforma digitais e através da TV aberta; a segunda no formato remoto, na qual a participação na escola deu-se através da observação e intervenção no grupo de WhatsApp formado por professores e alunos; e a terceira e última, que foi realizada de forma presencial na escola. Os resultados apontaram que o Estágio Supervisionado teve influências significativas no processo de construção do professor-pedagogo em formação, influências essas que perduram até os atuais e implicaram em sua atuação profissional. Palavras-chave: estágio supervisionado; narrativa formativa; identidade docente; pedagogia.

Descrição

Palavras-chave

Estágio supervisionado, Narrativa formativa, Identidade docente, Pedagogia

Citação

CARVALHO, Emmanuelle Silva. Uma narrativa formativa sobre a construção da identidade docente no estágio supervisionado do curso de pedagogia da UEA em tempos de pandemia. 2022. 83 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por