Concepções pedagógicas de professores do ensino fundamental I da SEMED na perspectiva da abordagem CTS - Ciência, Tecnologia, Sociedade

Imagem de Miniatura

Data

2017-07-11

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente trabalho tem principal objetivo investigar o conhecimento dos professores de formação da SEMED em relação a abordagem CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade), destacando a importância da formação do professor, bem como verificar as concepções e dificuldades da aplicação da abordagem em sala de aula pelos professores pesquisados. Adotamos uma metodologia de abordagem qualitativa-quantitativa, na perspectiva fenomenológica, subsidiada pelo referencial teórico-metodológico sobre os aspectos histórico-social e didático acerca das relações existentes entre a formação do professor do ensino fundamental com a concepção da abordagem CTS, tendo como sujeito os quarenta e dois professores do ensino fundamental I do projeto de formação continuada da SEMED. Na fundamentação teórica, priorizamos a formação docente com a tendência construtivista de Piaget e a abordagem CTS no contexto educacional. Procedemos a análise dos dados coletados em questionários mistos com os professores, buscando informações acerca da forma de utilização de instrumento facilitador da aplicação da abordagem CTS em sala de aula e quais os obstáculos enfrentados por esses profissionais na implementação dessa abordagem. Verificamos que os professores recebem formação continuada e conhecem a abordagem CTS, pois já é prevista no planejamento escolar, sendo que a maior dificuldades enfrentadas pela maioria dos professores é a interação entre a teoria com a pratica e falta de apoio material e estrutural condizente com a realidade das escolas. Nas considerações finais analisamos o processo de formação do professor, apontando propostas como alternativas de formação vinculada a realidade da escola, espaços de trocas e produção de novos sabes e apoio para uma formação de qualidade e eficiência. Desta forma o movimento CTS inserido no processo de ensino, pode formar cidadãos com uma visão socialmente referenciada em relação a ciência, a tecnologia e a sociedade, capazes de se posicionar diante dos problemas na busca de soluções.

Descrição

Palavras-chave

Ciência - Tecnologia - Sociedade, Science - Technology - Society, Formação do Professor, Teacher training, Temas transversais, Transverse themes

Citação

SOUSA, Maria José Pereira de. Concepções pedagógicas de professores do ensino fundamental I da SEMED na perspectiva da abordagem CTS - Ciência, Tecnologia, Sociedade. 2017. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2017.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por