O alfabetizar, a BNCC e minha formação docente
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Data
2022-06-02
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
A leitura e a escrita surgem eu meu cotidiano quando começo na escola, assim como acontece na vida de
outras pessoas e naquele momento da vida, uma grande empolgação toma conta de mim por adentar
ao mundo das letras. E ao seguir no Curso de Pedagogia, rememoro essa primeira vivência com a
alfabetização, penso nelas na relação com minhas novas aprendizagens sobre prática pedagógica e
metodologia da alfabetização e começo a olhá-las de um outro modo. Em meio a essa formação inicial
em Pedagogia, temos contato com questões de políticas públicas e certas siglas permeiam esse
momento: LDBEN, DCNEB, BNCC, RCA, entre outras. Assim, o objetivo geral desta pesquisa girou em
torno de refletir sobre os discursos de alfabetização presentes na BNCC e sua relação com a realidade
das crianças locais, a partir de minha perspectiva enquanto professora auxiliar e em formação inicial.
Para isso, lançamos mão de ferramentas da pesquisa narrativa autobiográfica, trazendo pequenos fatos
marcantes em minha formação escolar e acadêmica, buscando em minhas memórias esses
acontecimentos emergentes (LARROSA, 2002) com a alfabetização, colocando-me diante de mim
mesma enquanto estudante e professora. Na discussão teórica sobre o tema contei com Freire (2011),
Soares (2006), Kleiman (1995), entre outros. Entre as memórias e reflexões sobre o alfabetizar, vejo-me
ainda com práticas centradas nos processos de codificação e decodificação, nas quais o contexto das
crianças é pouco contemplado, o uso social da língua é tangenciado e sigo em vias de (auto)formação
para um alfabetizar de modo outro.
PALAVRAS-CHAVE: Alfabetização. Formação docente. Pesquisa narrativa autobiográfica.
Descrição
Palavras-chave
Alfabetização, Formação docente, Pesquisa narrativa autobiográfica, Literacy, Teacher training, Autobiographical narrative research
Citação
LIMA, Gabriela da Silva. O alfabetizar, a BNCC e minha formação docente. 2022. 52 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.