Ludicidade e construção do conhecimento no ensino de Ciências: análise de publicações
Arquivos
Data
2021-01-11
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
As aulas de Ciências têm se tornando cada vez mais exaustivas e desinteressantes
para os alunos. O motivo provavelmente é o uso predominante de aulas expositivas
no contexto escolar, sendo, dessa forma, a ludicidade uma alternativa para despertar
o interesse e participação dos alunos durante as aulas. Este trabalho teve como
objetivo analisar o uso da ludicidade no Ensino de Ciências como facilitadora da
aprendizagem, através de um estudo bibliográfico, considerando o período entre
2016 e 2020. Foram utilizados os sítios eletrônicos de publicações: Google
Acadêmico, Portal de Periódicos da CAPES, Revista ARETÉ e SciELO. Apenas
artigos apresentados nas cinco primeiras páginas foram incluídos para seleção ou
exclusão. No total foram analisados 34 artigos, que foram categorizados em: relato
de experiência, sugestão de atividade e levantamento bibliográfico. Algumas
sugestões de ferramentas digitais também foram sugeridas neste trabalho devido à
pandemia da Covid-19, que tornou necessária a adesão do Ensino Remoto. Os
relatos de experiência foram mais frequentes no levantamento, com 25 artigos.
Foram 8 sugestões de atividade e 1 levantamento bibliográfico. As séries mais
contempladas com atividades lúdicas foram as do Ensino Fundamental, sendo
Zoologia e Sistemas do Corpo Humano os conteúdos mais abordados. Os alunos
puderam manifestar sua satisfação com a utilização de atividades lúdicas durante as
aulas através de questionários ou depoimentos. Os professores também
compartilharam que os alunos tornaram-se mais participativos e interessados
quando essas atividades foram aplicadas. Os resultados demonstraram a
importância da utilização da ludicidade na construção do conhecimento no Ensino de
Ciências.
Palavras-chave: Ludicidade. Ensino de Ciências. Lúdico.
Descrição
Palavras-chave
Ludicidade, Ensino de Ciências, Lúdico, Playfulness, Science teaching, Ludic
Citação
VITAL, Larissa Campos. Ludicidade e construção do conhecimento no ensino de Ciências: análise de publicações. 2021. 63 f. TCC (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.