Obstáculos epistemológicos no ensino e aprendizagem matemática sobre o conjunto dos números inteiros

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Data

2019-12-02

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Neste trabalho, foi abordado o tópico Números e Operações, cujo foco é o conjunto dos números inteiros relativos, representado pela letra . Além do fato de que pesquisadores 2 como Gaston Bachelard, revelaram que muitos professores apresentam resistência em mudar seu método pedagógico, e por isso permanecem com o mesmo processo de ensino ao longo dos anos, sem realizar adaptações ou efetuar mudanças. Nesse fazer pedagógico geralmente se insere a transmissão de conceitos inadequados que resultam, para os alunos, em um aprendizado sem significado, confuso e com falhas, que se tornam obstáculos para os novos aprendizados. Dessa forma, o discente prossegue em seus estudos levando consigo elementos mal elaborados que servem de “pedras de tropeços” para a compressão e aplicação de novos tópicos da matemática. Além disso, muitas vezes ele não conhece a origem de determinado assunto, qual o motivo da sua criação e quais as suas transformações com o passar do tempo. Assim nasce, no presente trabalho, o objetivo geral de identificar como ocorre o processo de ensino e aprendizagem do conjunto dos números inteiros relativos e quais os obstáculos presentes, deste conteúdo, nas aulas de matemática, que dificultam a aprendizagem desse conteúdo, pelos alunos. O foco deste trabalho terá suporte na análise sobre o conceito de obstáculos, e nessa linha de pesquisa destacamos o caráter epistemológico.

Descrição

Palavras-chave

Matemática, Math, Ensino aprendizagem, Teaching learning, Números inteiros, Whole numbers, Obstáculos epistemológicos, Epistemological obstacles

Citação

SOUZA, Nayara Cristina da Silva. Obstáculos epistemológicos no ensino e aprendizagem matemática sobre o conjunto dos números inteiros. 2019. 43 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

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