Obstáculos epistemológicos no ensino e aprendizagem matemática sobre o conjunto dos números inteiros
Arquivos
Data
2019-12-02
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Neste trabalho, foi abordado o tópico Números e Operações, cujo foco é o conjunto
dos números inteiros relativos, representado pela letra . Além do fato de que pesquisadores
2
como Gaston Bachelard, revelaram que muitos professores apresentam resistência em mudar
seu método pedagógico, e por isso permanecem com o mesmo processo de ensino ao longo
dos anos, sem realizar adaptações ou efetuar mudanças.
Nesse fazer pedagógico geralmente se insere a transmissão de conceitos inadequados
que resultam, para os alunos, em um aprendizado sem significado, confuso e com falhas, que
se tornam obstáculos para os novos aprendizados. Dessa forma, o discente prossegue em seus
estudos levando consigo elementos mal elaborados que servem de “pedras de tropeços” para a
compressão e aplicação de novos tópicos da matemática. Além disso, muitas vezes ele não
conhece a origem de determinado assunto, qual o motivo da sua criação e quais as suas
transformações com o passar do tempo.
Assim nasce, no presente trabalho, o objetivo geral de identificar como ocorre o
processo de ensino e aprendizagem do conjunto dos números inteiros relativos e quais os
obstáculos presentes, deste conteúdo, nas aulas de matemática, que dificultam a aprendizagem
desse conteúdo, pelos alunos. O foco deste trabalho terá suporte na análise sobre o conceito de
obstáculos, e nessa linha de pesquisa destacamos o caráter epistemológico.
Descrição
Palavras-chave
Matemática, Math, Ensino aprendizagem, Teaching learning, Números inteiros, Whole numbers, Obstáculos epistemológicos, Epistemological obstacles
Citação
SOUZA, Nayara Cristina da Silva. Obstáculos epistemológicos no ensino e aprendizagem matemática sobre o conjunto dos números inteiros. 2019. 43 f. TCC (Graduação em Matemática) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.