O sujeito pronominal de 1º pessoa em textos de alunos do ensino fundamental II em Manaus

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Data

2019-11-01

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este artigo tem como objetivo a verificação no uso do Sujeito Pronominal de 1ª pessoa do singular em textos narrativos de alunos do Ensino Fundamental II em Manaus. Esta verificação do sujeito tenciona diretamente nas categorias Preenchida e Nula. É uma pesquisa de natureza Quantitativa e possui como aporte teórico a Sociolinguística Variacionista, destacando Labov (1972) e Mollica (2008); a Linguística Textual, entre os destaques Bonifácio &Maciel (2010) e Tatit (2018); e alguns dos estudos sobre Sujeito Pronominal que foram realizados no Brasil, especificamente Duarte (1995) e Novaes (1997). Por meio deste objetivo, este estudo também verifica se as tendências de uso do sujeito pronominal de 1ª pessoa na escrita apresentam ou não as mesmas tendências de uso na fala. Os resultados gerais das análises apontaram que a categoria Nula ainda se sobrepõe à categoria Preenchida, diferentemente de alguns estudos voltados para a oralidade que mostram exatamente o contrário. Palavras-chave: sociolinguística; sujeito pronominal; sujeito nulo; sujeito preenchido; 1ª pessoa do singular.

Descrição

Palavras-chave

Sociolinguística, Sujeito pronominal, Sujeito nulo, Sujeito preenchido, 1ª pessoa do singular

Citação

PEREIRA, Isa Cristina Barroso. O sujeito pronominal de 1º pessoa em textos de alunos do ensino fundamental II em Manaus. 2019. 25 f. TCC (Graduação em Letras) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

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