Hypomnémata do estagiar: o cuidado de si na relação escola-família em tempos de pandemia

Imagem de Miniatura

Data

2022-06-02

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

“HYPOMNÉMATA DO ESTAGIAR: O cuidado de si na relação família-escola nos tempos de pandemia” constitui o título deste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, no qual registro minhas inquietações e espantos quanto à relação escola-família e o cuidado de si (FOUCAULT, 2006). Neste exercício de si, a escrita deste TCC, modifica-se e me modifica, transforma, transfigura os modos de pensar, elementos estes que dizem de nossa opção metodológica pós-crítica, no qual o processo investigativo foi marcado conceitual e metodologicamente pelo cuidado de si foucaultiano e propomos um respiro quando falamos de relação escola-família. Assim, nossa questão problema segue no sentido de: Como percebo o cuidado de si nas dinâmicas escolares com as famílias nestes tempos pandêmicos no estagiar? O objetivo geral da pesquisa foi problematizar o cuidado de si nas dinâmicas escolares com as famílias nestes tempos pandêmicos, a partir dos registros hypomnémata do estagiar. Os objetivos específicos foram: estudar as ideias sobre relação famíliaescola e as de Michel Foucault acerca do cuidado de si; produzir meu hypomnémata do estagiar com acontecimentos da relação escola-família em tempos de pandemia por Covid-19; e refletir sobre os enunciados de cuidado de si nas dinâmicas de relação escola-família em tempos de pandemia, a partir de meus registros. A narrativa é constituída por minha observação e escrita de si em notas do estágio curricular do curso de Pedagogia, no qual escrevo sobre mim, a relação escola-família, o cotidiano da escola e o cuidado de si. E entre os resultados, pensamos no cuidado de si para a produção de um ser subjetivamente, modificando a sua existência no mundo, o que impõe a constatação de que há a necessidade de cuidar de si, olhar para si e consequentemente para o outro. E nesse olhar para o outro, a escola assume seu papel de mestre (FOUCAULT, 2006) diante da multiplicidade, do saber e conhecer, de seu cotidiano na dinâmica com as famílias. Palavras-chave: Relação família-escola. Cuidado de si. Hypomnémata.

Descrição

Palavras-chave

Relação família-escola, Cuidado de si, Hypomnémata, Family-school relationship, Take care of yourself, Hypomnemata

Citação

FURTADO, Anny Roberta Gonçalves. Hypomnémata do estagiar: o cuidado de si na relação escola-família em tempos de pandemia. 2022. 51 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por