O professor de educação infantil e os desafios de ensinar

Imagem de Miniatura

Data

2022-10-24

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

No presente trabalho, definimos como objetivo geral compreender os processos de ensinar e aprender com crianças de 5 anos na educação infantil. Diante disso, estabelecemos como objetivos específicos: a) entender a relação entre ensino e aprendizagem na educação infantil; b) identificar práticas de ensino que dificultem o processo de aprendizagem; c) conhecer os conceitos dos professores da educação infantil sobre ensino e aprendizagem. Para atingir esses objetivos realizamos a pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, durante o estágio I. Pesquisamos em uma turma de 2° período, acompanhando o desenvolvimento das práticas pedagógicas realizadas pela professora regente em sala de aula. Neste percurso, adotamos uma abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de dados a observação participante, o caderno de campo e um questionário semiestruturado, aplicados a duas professoras da educação infantil visando compreender suas concepções sobre os processos de ensinar e aprender. Na análise de dados, foi possível perceber uma estreita relação entre o processo de ensino e aprendizagem. O professor possui um papel fundamental nesse processo, de planejar e organizar as situações de ensino, visando elaborar para a construção da aprendizagem, a ser realizada pelas crianças. Palavras-chave: Ensinar. Aprender. Educação Infantil.

Descrição

Palavras-chave

Ensinar, Aprender, Educação Infantil, Teaching, Learning, Early childhood education

Citação

OLIVEIRA, Daiane Rodrigues de. O professor de educação infantil e os desafios de ensinar. 2022. 27 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por