O professor de educação infantil e os desafios de ensinar
Arquivos
Data
2022-10-24
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
No presente trabalho, definimos como objetivo geral compreender os processos de
ensinar e aprender com crianças de 5 anos na educação infantil. Diante disso,
estabelecemos como objetivos específicos: a) entender a relação entre ensino e
aprendizagem na educação infantil; b) identificar práticas de ensino que dificultem o
processo de aprendizagem; c) conhecer os conceitos dos professores da educação
infantil sobre ensino e aprendizagem. Para atingir esses objetivos realizamos a
pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, durante o estágio I. Pesquisamos
em uma turma de 2° período, acompanhando o desenvolvimento das práticas
pedagógicas realizadas pela professora regente em sala de aula. Neste percurso,
adotamos uma abordagem qualitativa e utilizamos como instrumentos de coleta de
dados a observação participante, o caderno de campo e um questionário
semiestruturado, aplicados a duas professoras da educação infantil visando
compreender suas concepções sobre os processos de ensinar e aprender. Na análise
de dados, foi possível perceber uma estreita relação entre o processo de ensino e
aprendizagem. O professor possui um papel fundamental nesse processo, de planejar
e organizar as situações de ensino, visando elaborar para a construção da
aprendizagem, a ser realizada pelas crianças.
Palavras-chave: Ensinar. Aprender. Educação Infantil.
Descrição
Palavras-chave
Ensinar, Aprender, Educação Infantil, Teaching, Learning, Early childhood education
Citação
OLIVEIRA, Daiane Rodrigues de. O professor de educação infantil e os desafios de ensinar. 2022. 27 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.