Um estudo documental sobre os avanços e as dificuldades na educação escolar indígena diferenciada na realidade atual: aspectos sobre a formação dos professores
Arquivos
Data
2018-12-14
Autores
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este trabalho de revisão bibliográfica tem o objetivo principal de mostrar detalhes da Educação Escolar
Indígena Diferenciada no Brasil. Neste trabalho será abordado o contexto histórico da educação escolar
indígena desde o período colonial, até a Constituição Brasileira de 1988. Também fará uma análise de
como essa educação teve inicio no período da colonização em que a Companhia de Jesus, se
tornou um dos principais agentes da escolarização dos índios. Continuando, mostrará o surgimento do
movimento indígena no Brasil na luta por uma legislação escolar indígena e seus desdobramentos nos
tempos atuais. Além disso, apresentará como esse movimento se originou e sua articulação com
múltiplos segmentos da sociedade nacional. Abordará os avanços, as dificuldades e desafios
encontrados na educação indígena diferenciada. Por ultimo abordará o processo de formação dos
professores indígenas e a influência que estes trouxeram na educação diferenciada, analisando as
políticas implantadas pelo Ministério da Educação para a formação dos professores.
PALAVRAS-CHAVES: Educação escolar indígena diferenciada. Formação de professores. Legislação
escolar indígena. Contexto histórico.
Descrição
Palavras-chave
Educação escolar indígena diferenciada, Formação de professores, Legislação escolar indígena, Contexto histórico, Differentiated indigenous school education, Teacher training, Indigenous school legislation, Historical context
Citação
SILVA, Philipe Paiva da. Um estudo documental sobre os avanços e as dificuldades na educação escolar indígena diferenciada na realidade atual: aspectos sobre a formação dos professores. 2018. 40 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.