Um estudo documental sobre os avanços e as dificuldades na educação escolar indígena diferenciada na realidade atual: aspectos sobre a formação dos professores

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Data

2018-12-14

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho de revisão bibliográfica tem o objetivo principal de mostrar detalhes da Educação Escolar Indígena Diferenciada no Brasil. Neste trabalho será abordado o contexto histórico da educação escolar indígena desde o período colonial, até a Constituição Brasileira de 1988. Também fará uma análise de como essa educação teve inicio no período da colonização em que a Companhia de Jesus, se tornou um dos principais agentes da escolarização dos índios. Continuando, mostrará o surgimento do movimento indígena no Brasil na luta por uma legislação escolar indígena e seus desdobramentos nos tempos atuais. Além disso, apresentará como esse movimento se originou e sua articulação com múltiplos segmentos da sociedade nacional. Abordará os avanços, as dificuldades e desafios encontrados na educação indígena diferenciada. Por ultimo abordará o processo de formação dos professores indígenas e a influência que estes trouxeram na educação diferenciada, analisando as políticas implantadas pelo Ministério da Educação para a formação dos professores. PALAVRAS-CHAVES: Educação escolar indígena diferenciada. Formação de professores. Legislação escolar indígena. Contexto histórico.

Descrição

Palavras-chave

Educação escolar indígena diferenciada, Formação de professores, Legislação escolar indígena, Contexto histórico, Differentiated indigenous school education, Teacher training, Indigenous school legislation, Historical context

Citação

SILVA, Philipe Paiva da. Um estudo documental sobre os avanços e as dificuldades na educação escolar indígena diferenciada na realidade atual: aspectos sobre a formação dos professores. 2018. 40 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

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