A linguagem cinematográfica no ensino de geografia

Imagem de Miniatura

Data

2019-12-12

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise teórica do uso da linguagem cinematográfica no ensino de geografia, ressaltando sua utilização como instrumento didático-pedagógico nas aulas de geografia como parte da observação do espaço geográfico. Com o avanço das tecnologias e as diversas ferramentas que podemos usar como métodos para facilitar o ensino e a aprendizagem e a gama de informações disponíveis verificamos que a escola nesse contexto é fundamental como promovedora de estratégias que abarcam diferentes modalidades de linguagens para análise e a intepretação das informações. O objetivo desse trabalho é mostrar que é possível dialogar com as diversas linguagens, enfatizando a linguagem do cinema. Os filmes, no entanto, são ferramentas interessantes para serem utilizadas na educação, podendo ser trabalhados com óticas voltadas para o conteúdo curricular, levantando debates sobre questões relevantes nos estudos da disciplina geografia, além de fazerem um papel interdisciplinar na escola. Por meio de revisões bibliográficas podemos exibir uma análise teórica na utilização da linguagem cinematográfica nas aulas de geografia, procedimentos e cuidados na hora de exibir um filme em sala.

Descrição

Palavras-chave

Linguagem Cinematográfica, Ensino de Geografia, Ferramentas Didáticas-Pedagógicas

Citação

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por