Concepções de professores das escolas públicas e privadas da cidade de Manaus/AM sobre altas habilidades/superdotação
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Data
2021-08-02
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Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este trabalho teve como objetivo, compreender as concepções dos professores sobre altas
habilidades/superdotação e os aspectos por eles destacados como dificultadores para o reconhecimento desses
estudantes no contexto escolar. Para isso, o objetivo geral do estudo foi: compreender as concepções dos
Professores sobre Altas Habilidades/Superdotação e os aspectos por eles destacados como dificultadores para o
reconhecimento dos estudantes com esta condição de desenvolvimento no contexto escolar. Como objetivos
específicos apontamos: (1) Reconhecer na literatura científica quem são as pessoas com indicadores de altas
habilidades/superdotação e os aspectos que podem influenciar no reconhecimento deles no contexto escolar; (2)
Identificar os saberes docentes sobre as características dos estudantes com altas habilidades/superdotação e sobre
fatores relativos a seu reconhecimento no contexto escolar; (3) Analisar como as concepções dos professores
sobre AH/SD podem influenciar a seu reconhecimento no contexto escolar. Participaram da pesquisa onze
professores da rede pública e particular da cidade de Manaus/AM. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa
de campo, descritiva e com abordagem qualitativa, com base no método materialismo histórico-dialético.
Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário online, com questões abertas e fechadas e, para
análise desses dados, o método de análise de conteúdo. Constatou-se que um dos grandes desafios presente no
âmbito escolar, são os conceitos equivocados presentes nas concepções dos professores sobre Altas
Habilidades/Superdotação que precisam ser revistos e redefinidos, para auxiliarem na identificação do estudante
com AH/SD.
Descrição
Palavras-chave
Concepção de professores, Teacher conception, Altas habilidades/superdotação, High abilities / giftedness, Identificação, Identification, Atendimento educacional especializado, Specialized educational service
Citação
ESQUERDO, Rosinalva Ferreira. Concepções de professores das escolas públicas e privadas da cidade de Manaus/AM sobre altas habilidades/superdotação. 2021. 75 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.