Concepções de professores das escolas públicas e privadas da cidade de Manaus/AM sobre altas habilidades/superdotação

Imagem de Miniatura

Data

2021-08-02

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

Este trabalho teve como objetivo, compreender as concepções dos professores sobre altas habilidades/superdotação e os aspectos por eles destacados como dificultadores para o reconhecimento desses estudantes no contexto escolar. Para isso, o objetivo geral do estudo foi: compreender as concepções dos Professores sobre Altas Habilidades/Superdotação e os aspectos por eles destacados como dificultadores para o reconhecimento dos estudantes com esta condição de desenvolvimento no contexto escolar. Como objetivos específicos apontamos: (1) Reconhecer na literatura científica quem são as pessoas com indicadores de altas habilidades/superdotação e os aspectos que podem influenciar no reconhecimento deles no contexto escolar; (2) Identificar os saberes docentes sobre as características dos estudantes com altas habilidades/superdotação e sobre fatores relativos a seu reconhecimento no contexto escolar; (3) Analisar como as concepções dos professores sobre AH/SD podem influenciar a seu reconhecimento no contexto escolar. Participaram da pesquisa onze professores da rede pública e particular da cidade de Manaus/AM. Metodologicamente, optou-se por uma pesquisa de campo, descritiva e com abordagem qualitativa, com base no método materialismo histórico-dialético. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados, o questionário online, com questões abertas e fechadas e, para análise desses dados, o método de análise de conteúdo. Constatou-se que um dos grandes desafios presente no âmbito escolar, são os conceitos equivocados presentes nas concepções dos professores sobre Altas Habilidades/Superdotação que precisam ser revistos e redefinidos, para auxiliarem na identificação do estudante com AH/SD.

Descrição

Palavras-chave

Concepção de professores, Teacher conception, Altas habilidades/superdotação, High abilities / giftedness, Identificação, Identification, Atendimento educacional especializado, Specialized educational service

Citação

ESQUERDO, Rosinalva Ferreira. Concepções de professores das escolas públicas e privadas da cidade de Manaus/AM sobre altas habilidades/superdotação. 2021. 75 f. TCC (Graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado do Amazonas, Manaus.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por