Divulgação científica por meio da revista ciência hoje para criança uma ferramenta interdisciplinar
Carregando...
Arquivos
Data
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Several researches and studies about Scientific Dissemination, through magazines aimed at children, have been presented as a pedagogical tool that helps Scientific Literacy in the country. To this end, it was decided, in this work, to present Science Today for children (CHC), as a way of helping the didactic material used in the classroom by the teacher. The objective of this work is to employ the magazine CHC in an interdisciplinary way; since its sections allow for relationships with different subjects, offering scientific knowledge to elementary school students, highlighting their curiosity and interest in Science, through sharpening. In the course of the work, images, whether drawings or photographs, stood out as important elements in Scientific Dissemination magazines for children, due to the ability to provide greater attention and interest to the texts on display, providing greater access. Keywords: Scientific dissemination, Scientific literacy, Revista Ciência Hoje para Criança. Interdisciplinary. Images
Descrição
Palavras-chave
Citação
AAAS – American Association for the Advancement of Science. Project 2061: Science for all Americans. In: SCHULZE, Clélia Nascimento; CAMARGO, Brigido; WACHELKE João. Alfabetização científica e representações sociais de estudantes de ensino médio sobre ciência e tecnologia. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2006.
AIRES, J. A. Divulgação Científica na sala de aula: Um estudo sobre a contribuição da revista Ciência Hoje das Crianças. IN: IV Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003.
ALMEIDA, S. A. Interações e práticas de letramento mediadas pela revista Ciência Hoje em sala de aula. Tese (Doutorado) – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011. AULER, D. Alfabetização científico –tecnológico:Um novo paradigma?. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v.5, n.1, Marzo, 2003, PP.1-16. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. MEC: Brasília. 2000.= BUENO, C. C. Imagens de crianças, Ciências e Cientistas na Divulgação Científica para o público infantil. Anais...Unicamp,2011.
BUENO, W. C. Jornalismo científico. (Editorial). Portal do Jornalismo Científico. Disponível em: <http://www.jornalismocientifico.com.br>. Acesso em: 20/09/2014. CALIL, P. O professor-pesquisador no ensino de ciências. Curitiba: editora Ipbex, 2009. CHASSOT, A. Educação conSciência. 2. ed.- Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2007. COSTA, C. Educação, imagem e mídias. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013 NASCIMENTO, T.; JÚNIOR, M. A produção sobre Divulgação Científica na área de Educação em Ciências: Referenciais teóricos e principais temáticas. Investigações em Ensino de Ciências. v.15, n.1, pp. 97-120, 2010. DELIZOICOV, D et al. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo:Cortez, 2002. DEMO, P. Educação e alfabetização científica. Campinas SP: Papirus, 2010.
GEHLEN, S. T.; DELIZOICOV, D. A Dimensão Epistemológica da nocão do problema na obra de Vygotsky: Implicações no Ensino de Ciências. In: Investigações em Ensino de Ciências. v.17, n.1, Pp.59-79, 2012.
GOMES, I. M. A. M. A divulgação Científica em Ciência Hoje: Características discursivo - textuais.Tese (Doutorado).Universidade Federal de Pernambuco, 2000.
LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização Científica no contexto das séries iniciais. IN: ENSAIO – Pesquisa em Educação em Ciências, v.3, n.1, junho de 2001.
Revista Amazônica de Ensino de Ciências | ISSN: 1984-7505
ARTIGO
195
Rev. ARETÉ | Manaus | v.8 | n.15 | p.182-195 | Número especial | 2015
MAGALHÃES, C. E. R.; SILVA, E. F. G.; GONÇALVES, C. B. A interface entre alfabetização científica e divulgação científica. In: Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Artigo 14, Rev. ARETÉ VOL 5, Manaus, p.14-28, ago-dez, 2012.
MANGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Trad.de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
MASSARANI, L.; MOREIRA, C.; BRITO, F. (Orgs). Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência/UFRJ, 2002. MILLER, J. D. Scientific literacy: a conceptual and empirical review.In: SCHULZE, Clélia Nascimento;CAMARGO, Brigido; WACHELKE João. Alfabetização Científica e representações sociais de estudantes de ensino médio sobre Ciência e Tecnologia. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), 2006. MORIN, E. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Trad. Eloá Jacobina.- 20 ed. Rio de Janeiro:Bertrand Brasil, 2012. NASCIMENTO, T. G.; REZENDE JÚNIOR, M. F. A produção sobre Divulgação Científica na área de Educação em Ciências: Referenciais teóricos e principais temáticas. Investigações em Ensino de Ciências. v 15(1), pp. 97-120, 2010. REVISTA CIÊNCIA HOJE DAS CRIANÇAS.Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 244, abr.2013. _______.Rio de Janeiro: CHC, SBPC, n˚ 253, jan.2014. ROCHA, M. B. O potencial didático dos textos de divulgação segundo professores de ciências. R. B. E. C. T., vol 5, núm. 2, mai-ago.2012.
ROCHA, J. M. et al. Alfabetização Científica em Comunidades Amazônicas:Diálogos que educam na Amazônia. In: Revista Amazônica de Ensino de Ciências. Artigo 8 Rev. ARETÉ v.5, Manaus, p.19-31, jan-jul, 2012.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: uma revisão bibliográfica. IN: Investigações em ensino de ciências, v.16, n.1, 59-77, 2011.
SILVA, L. L.; TERRAZZAN, E. As analogias na Divulgação Científica: O caso da Ciência Hoje das Criança. IN: IV Encontro nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003. SOUZA, A.; MARQUES, A. L. F. A Divulgação Científica aplicada ao ensino Médio. Instituto de Ciências, Universidade Federal de Itajubá– Vitória, ES. 2009. TRIVELATO, S. F.; SILVA, R. L. F. Ensino de Ciências. São Paulo: Cegage Learning, 2013. ZAMBONI, L. M. S. Heterogeneidade e Subjetividade no Discurso da Divulgação Científica. Campinas. Tese (Doutorado). IEL/Unicamp. 1997.
Avaliação
Revisão
Suplementado Por
Referenciado Por
Licença Creative Commons
Exceto quando indicado de outra forma, a licença deste item é descrita como Acesso Aberto