Concepção de ensino de ciências na formação do pedagogo na Amazônia paraense: algumas reflexões
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Data
2020-07-03
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Universidade do Estado do Amazonas
Resumo
Este estudo objetivou analisar a concepção de ensino de Ciências que norteia a formação inicial do
pedagogo na Universidade do Estado do Pará para atuar nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A
perspectiva dialética para pensar a sociedade e suas relações nortearam a realização desta pesquisa
empírica, de abordagem qualitativa. Fundamenta nosso entendimento a perspectiva de ensino de
Ciências pela pesquisa. Utilizamos para coleta de dados o instrumento de entrevista semiestruturada.
Participaram da pesquisa 3 formadores em ensino de Ciências e 5 licenciandos egressos do curso de
Pedagogia que já estão atuando como professores nos anos iniciais de escolarização. Os resultados
apontaram para a necessidade de nova reorientação do Projeto Pedagógico do curso, a fim de
preencher a lacuna alusiva à inclusão dos conceitos epistemológicos do campo da Ciência e
assinalam a ausência de formação específica para os formadores em ensino de Ciências para
pedagogos. Ressaltamos que a descontextualização e a racionalização ainda se fazem presentes no
ensino de Ciências na formação inicial do pedagogo.
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Palavras-chave
Ensino de Ciências, Formação Inicial, Curso de Pedagogia
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