Percepções de alunos do ensino médio politécnico sobre tecnologia: um estudo de caso.

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Data

2018-01-02

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Universidade do Estado do Amazonas

Resumo

O presente estudo foi desenvolvido com 120 alunos, distribuídos em 24 grupos, de idades compreendidas entre 16 e 17 anos, cursando o último ano do Ensino Médio Politécnico, de uma escola pública de Porto Alegre. Objetivou-se investigar a concepção/ideias dos alunos a respeito da tecnologia e sua transformação na sociedade ao longo dos séculos. O discurso dos alunos possibilitou a emergência de três categorias: (1) relação ciência, conhecimento e tecnologia; (2) efeitos da tecnologia no comportamento humano; (3) tecnologia e saúde. O discurso dos alunos mostrou que no século XXI a tecnologia se faz muito presente no cotidiano que podemos considerá-la uma manifestação cultural. Pode-se observar ainda, nesse discurso, o reconhecimento de que, apesar da tecnologia ter auxiliado a sociedade a progredir, atualmente, esse processo parece reverso. O presente estudo corrobora a inserção do termo tecnologia, como uma discussão para todas as áreas do conhecimento abordadas no currículo do Ensino Médio, seja politécnico ou regular, tendo em vista que, no conhecimento fragmentado que se perpetua nas escolas, atualmente, a concepção sobre o termo fica restrita a uma relação de produto da ciência. Palavras-chave: tecnologia, percepções dos alunos, cultura, ensino médio politécnico

Descrição

Palavras-chave

Tecnologia, Percepções dos Alunos, Cultura, Ensino Médio, Politécnico

Citação

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